Um estudo sobre a representação de retas, circunferências e cônicas no plano complexo.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Gil Fidelix de-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Geraldo César Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorSouza, Gil Fidelix de-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Geraldo César Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Edney Augusto Jesus de-
Autor(es): dc.contributorFonseca, Luis Felipe Gonçalves-
Autor(es): dc.creatorDomingues, Kátia Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:08:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:08:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-27-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20135-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1003544-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo investigar as relações entre os números complexos e a Geometria Analítica. O foco do estudo é a conexão entre números complexos e alguns elementos da geometria plana (retas, circunferências, parábolas, elipses e hipérboles), destacando algumas propriedades fundamentais dessas figuras. Além disso, propõe-se duas atividades práticas para o Ensino Médio que integram conceitos geométricos com experimentação. A integração entre números complexos e Geometria Analítica apresenta um potencial significativo para promover uma abordagem interdis- ciplinar no ensino da Matemática, estimulando o aprendizado por meio de conexões concretas e aplicações práticas.-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to investigate the relationships between complex numbers and Analytical Geometry. The focus of the study is the connection between complex numbers and some elements of plane geometry (lines, circles, parabolas, ellipses, and hyperbolas), highlighting some fundamental proper- ties of these figures. In addition, two practical activities are proposed for high school education that integrate geometric concepts with experimentation. The integration between complex numbers and Analytical Geometry presents significant potential for promoting an interdisciplinary approach to Mathematics teaching, stimulating learning through concrete connections and practical applications.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 12/05/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria-
Palavras-chave: dc.subjectNúmeros complexos-
Palavras-chave: dc.subjectElipse - geometria-
Palavras-chave: dc.subjectSeções cônicas - hipérbole-
Palavras-chave: dc.subjectSeções cônicas - parábola-
Título: dc.titleUm estudo sobre a representação de retas, circunferências e cônicas no plano complexo.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.