Os desafios da educação das relações étnico-raciais e a formação de professores para a educação infantil.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSantos, Erisvaldo Pereira dos-
Autor(es): dc.creatorMeira, Ludmila Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:08:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:08:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12687-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i22.256-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1003540-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho é um dos resultados da pesquisa realizada com pedagogas que atuam na educação infantil no Município de Governador Valadares-MG. Seu objetivo principal foi investigar como pedagogas escolares que atuam especificamente na Educação Infantil orientam as práticas educativas com foco nas relações étnico-raciais, baseadaem uma educação antirracista. Amparamos esta pesquisa em marcos legais da educação brasileira e também em reflexões sobre as relações raciais no Brasil, com foco na crítica ao “mito da democracia racial”, que continua desafiando a formação e a pratica docente. Na metodologia utilizamos de entrevistas semiestruturada e análise documental. Os resultados de nossa pesquisa aproximam-se de outras investigações sobre educação das relações étnico-raciais na Educação Infantil, remetendo para o campo de formação de professores, alguns desafios relacionados às bases teóricas e também às práticas pedagógicas desenvolvidas.-
Descrição: dc.descriptionThis work is one of the results of the research carried out with pedagogues that work in early childhood education in the Municipality of Governador Valadares-MG. Its main objective was to investigate how school educators who work specifically in Early Childhood Education orient educational practices with a focus on ethnic-racial relations based on an antiracist education. We support this research in legal frameworks of Brazilian education and also in reflections on racial relations in Brazil, focusing on the critique of the “myth of racial democracy”, which continues to challenge teacher training and practice. In the methodology we use semi-structured interviews and documentary analysis. The results of our research are close to other investigations on the issue of education of ethnic-racial relations in Early Childhood Education referring to the field of teacher training, some challenges related to the theoretical bases and also to the pedagogical practices developed.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Formação Docente permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1266>. Acesso em: 10 fev. 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectRelações raciais-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Título: dc.titleOs desafios da educação das relações étnico-raciais e a formação de professores para a educação infantil.-
Título: dc.titleThe challenges of education of ethnic-racial relations and teacher training for early childhood education.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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