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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Silva, José Fernandes da | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, José Fernandes da | - |
Autor(es): dc.contributor | Bicalho, Jossara Bazílio de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Deodato, André Augusto | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Marina da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:08:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:08:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20141 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1003490 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Na contemporaneidade, a educação brasileira tem sido amplamente debatida, especialmente após a promulgação da Constituição de 1988, que reconhece a educação como um direito de todos e um dever do Estado e da família. Esses debates têm se intensificado e incluem, entre outros temas, a formação de professores. No campo da Matemática, as reflexões sobre os conhecimentos essenciais para os docentes dessa disciplina têm ganhado destaque. Neste estudo, buscou-se compreender como os elementos da faceta epistêmica do Conhecimento Didático-Matemático (CDM) são mobilizados por professores de Matemática egressos do Programa Residência Pedagógica (PRP) em sua atuação docente. Para isso, participaram 25 egressos do PRP do curso de Licenciatura em Matemática que integraram o programa no(s) edital(editais) de 2018 e/ou 2020 do Instituto Federal de Minas Gerais, campus São João Evangelista (IFMG/SJE). Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou, como instrumentos para a coleta de informações e produção de dados, questionários enviados a egressos dos referidos editais. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco dos 25 respondentes e observações simples das aulas de uma das egressas que atuava na Educação Básica. O processo investigativo buscou responder à seguinte questão: como os professores de Matemática egressos do Programa Residência Pedagógica mobilizam os elementos da faceta epistêmica do Conhecimento Didático-Matemático em suas práticas pedagógicas? A pesquisa fundamenta-se no Conhecimento Didático-Matemático, uma vertente do enfoque ontossemiótico do conhecimento e da instrução matemática, desenvolvido a partir dos trabalhos de Godino e colaboradores. Para a análise das informações e produção dos dados, foram utilizados os componentes de idoneidade epistêmica apresentados por Godino (2011) como categorias analíticas, a saber: situações-problema, linguagens, regras, argumentos e relações. Os indicadores, por sua vez, foram empregados para refletir sobre os conhecimentos dos egressos do PRP em relação a cada componente. Como resultado, observou-se o PRP como um espaço fértil para a exploração dos aspectos epistêmicos que permeiam o ensino de Matemática. No que se refere às situações-problema, os egressos do PRP, ao longo da participação no programa, receberam orientações voltadas para a reflexão, a adaptação e a seleção dessas situações. Em relação à linguagem, foi possível identificar a exploração de diferentes modos de expressar a Matemática, seja verbal, gráfica ou simbólica, bem como orientações para a utilização da linguagem conforme o nível de ensino direcionado. Quanto às regras, os egressos recebiam orientações para a utilização de definições e procedimentos claros, corretos e adaptados ao nível de ensino. No que tange aos argumentos, eram orientados a adequar as demonstrações ao nível de ensino e a incentivar a habilidade argumentativa dos estudantes. Por fim, em termos do componente relações, recebiam orientações para estabelecer conexões entre os problemas, as definições e as proposições. Observa-se que as orientações recebidas e as vivências oportunizadas ao longo da participação no programa contribuíram para que buscassem adaptar as questões epistêmicas ao ensino de Matemática, especialmente entre aqueles que seguiram na carreira docente. Por meio do desenvolvimento da investigação, foi possível identificar contribuições significativas da utilização do CDM para a interpretação de conhecimentos essenciais para o professor, assim como das ferramentas de idoneidade didática epistêmica para a reflexão sobre os conhecimentos voltados para a qualidade da Matemática a ser ensinada. Verifica-se que o PRP, como programa integrante da política de formação de professores, contribuiu para a formação inicial dos estudantes de licenciatura, ao inseri-los nas demandas da carreira docente e proporcionar conhecimentos inerentes à profissão. | - |
Descrição: dc.description | In contemporary times, Brazilian education has been widely debated, especially after the enactment of the 1988 Constitution, which recognizes education as a right for all and a duty of the State and the family. These debates have intensified and include, among other topics, teacher education. In the field of Mathematics, reflections on the essential knowledge required for teachers of this subject have gained prominence. This study aimed to understand how elements of the epistemic facet of Mathematical Didactic Knowledge (MDK) are mobilized by Mathematics teachers who graduated from the Pedagogical Residency Program (PRP) in their teaching practice. To this end, 25 graduates of the PRP from the Mathematics Teaching Degree program who participated in the 2018 and/or 2020 calls at the Federal Institute of Minas Gerais, São João Evangelista campus (IFMG/SJE), took part in the study. This is a qualitative research that used questionnaires sent to graduates of the aforementioned calls as instruments for information collection and data production. Additionally, semi-structured interviews were conducted with five of the 25 respondents, along with simple observations of the classes of one graduate who was working in Basic Education. The investigative process sought to answer the following question: How do Mathematics teachers who graduated from the Pedagogical Residency Program mobilize the elements of the epistemic facet of Mathematical Didactic Knowledge in their pedagogical practices? The research is grounded in Mathematical Didactic Knowledge, a strand of the onto-semiotic approach to mathematical knowledge and instruction developed from the works of Godino and collaborators. For the analysis of the information and data production, the components of epistemic adequacy presented by Godino (2011) were used as analytical categories, namely: problem situations, languages, rules, arguments, and relations. The indicators, in turn, were employed to reflect on the PRP graduates’ knowledge in relation to each component. As a result, the PRP was observed to be a fertile space for exploring the epistemic aspects that permeate Mathematics teaching. Regarding problem situations, PRP graduates, throughout their participation in the program, received guidance aimed at reflecting on, adapting, and selecting these situations. Concerning language, it was possible to identify the exploration of different ways of expressing Mathematics, whether verbal, graphical, or symbolic, as well as guidance for using language according to the targeted educational level. As for rules, the graduates received guidance on using definitions and procedures that are clear, correct, and adapted to the educational level. Regarding arguments, they were advised to adapt demonstrations to the students’ level and to encourage students' argumentative skills. Finally, in terms of the relations component, they received guidance to establish connections among problems, definitions, and propositions. It is observed that the guidance received and the experiences provided during participation in the program contributed to their efforts to adapt epistemic issues to Mathematics teaching, especially among those who continued in the teaching career. Through the development of the investigation, it was possible to identify significant contributions from the use of MDK to interpret essential knowledge for teachers, as well as from the tools of epistemic didactic adequacy to reflect on the knowledge aimed at the quality of Mathematics to be taught. It is verified that the PRP, as a program within the teacher education policy, contributed to the initial training of teaching degree students by inserting them into the demands of the teaching profession and providing knowledge inherent to the profession. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 13/05/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática- estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional | - |
Título: dc.title | Investigação da faceta epistêmica do conhecimento didático-matemático de professores de matemática egressos do Programa Residência Pedagógica. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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