
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Bohrer, Alice | - |
| Autor(es): dc.creator | Tinti, Douglas da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:08:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:08:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15894 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i1p201-230 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1003488 | - |
| Descrição: dc.description | O presente artigo é um recorte de uma pesquisa concluída e tem por objetivo apresentar um mapeamento de pesquisas que investigaram a função quadrática em processos de ensino e de aprendizagem da matemática. Para sua estruturação, optou-se por explorar as pesquisas disponibilizadas no Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), considerando as pesquisas defendidas no período de 2013 a 2019 e o descritor “Função Quadrática”. Inicialmente foram analisadas 129 pesquisas e verificou-se que, destas, 88 versavam sobre função quadrática em contextos de ensino e/ou de aprendizagem de matemática. Tais pesquisas compuseram o corpus de análise do presente artigo, que focalizou aspectos como lócus de produção, contextos investigados, recursos didáticos utilizados e objetivos na relação com os resultados apresentados. Em síntese, os resultados indicam que há predominância da abordagem qualitativa, que a maioria das pesquisas (57) foram realizadas no 1o ano do Ensino Médio, e que o software GeoGebra foi o recurso didático mais utilizado pelas pesquisas. | - |
| Descrição: dc.description | This article is an excerpt from a completed research and aims to present a mapping of studies on the quadratic function in mathematics teaching and learning processes. We chose to explore the research found at the Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/ Bank of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), considering the works defended from 2013 to 2019 and the descriptor “Quadratic Function”. Initially, we analysed 129 studies and found that 88 were about quadratic function in contexts of mathematics teaching and/or learning. Such works made up the corpus of analysis of this article, which focused on aspects such as locus of production, contexts investigated, didactic resources used, and objectives in relation to the results presented. In summary, the results indicate that the qualitative approach predominates, that most of the works (57) were carried out in the 1st grade of high school, and that the teaching resource the works used most was GeoGebra software. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | O periódico Educação Matemática Pesquisa permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2701>. Acesso em: 13 abr. 2022. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | GeoGebra | - |
| Título: dc.title | Mapeamento de pesquisas sobre a função quadrática em contextos de ensino e/ou aprendizagem da matemática. | - |
| Título: dc.title | Mapping of studies on the quadratic function in contexts of mathematics teaching and/or learning. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: