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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Silva, Daniel Pinha | - |
Autor(es): dc.creator | Rangel, Marcelo de Mello | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:08:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:08:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19494 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.12957/revmar.2023.75854 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1003464 | - |
Descrição: dc.description | O artigo aproxima teoria e ensino de história tendo em vista o enfrentamento de dois problemas que afetam tanto o debate teórico sobre a história quanto as aulas de história na contemporaneidade. O primeiro é o problema da temporalidade enquanto ferramenta analítica de compreensão das articulações entre passado-presente-futuro das sociedades no tempo e, em particular, da experiência social do tempo no tempo presente, marcada pelo atualismo. O segundo é o problema da pós-verdade enquanto comportamento epistemológico que consagra a repetição do mesmo e a ratificação de um sistema de crenças previamente reconhecido, reanimando com novos traços a discussão sobre a verdade em história. Por fim, articulamos um e outro ao desafio da instrumentalização da história para a democratização por meio da verdade poética, centrada em afetos como a empatia e o cuidado e em valores democráticos como a descentralização das vozes, valorização da escuta e do primado da diferença. Além do repertório conceitual contido no debate consagrado sobre temporalidade e pós-verdade, trouxemos para interlocução as reflexões e experiências docentes de três professores-autores em suas dissertações produzidas no âmbito do Mestrado Profissional em História (ProfHistória). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este artigo está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria da história | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | - |
Palavras-chave: dc.subject | Temporalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pós-verdade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democratização | - |
Título: dc.title | Teoria e ensino de história : temporalidade, pós-verdade e democratização. | - |
Título: dc.title | Theory and teaching of history : temporality, post-truth and democratization. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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