Teoria e ensino de história : temporalidade, pós-verdade e democratização.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Daniel Pinha-
Autor(es): dc.creatorRangel, Marcelo de Mello-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:08:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:08:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-13-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19494-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.12957/revmar.2023.75854-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1003464-
Descrição: dc.descriptionO artigo aproxima teoria e ensino de história tendo em vista o enfrentamento de dois problemas que afetam tanto o debate teórico sobre a história quanto as aulas de história na contemporaneidade. O primeiro é o problema da temporalidade enquanto ferramenta analítica de compreensão das articulações entre passado-presente-futuro das sociedades no tempo e, em particular, da experiência social do tempo no tempo presente, marcada pelo atualismo. O segundo é o problema da pós-verdade enquanto comportamento epistemológico que consagra a repetição do mesmo e a ratificação de um sistema de crenças previamente reconhecido, reanimando com novos traços a discussão sobre a verdade em história. Por fim, articulamos um e outro ao desafio da instrumentalização da história para a democratização por meio da verdade poética, centrada em afetos como a empatia e o cuidado e em valores democráticos como a descentralização das vozes, valorização da escuta e do primado da diferença. Além do repertório conceitual contido no debate consagrado sobre temporalidade e pós-verdade, trouxemos para interlocução as reflexões e experiências docentes de três professores-autores em suas dissertações produzidas no âmbito do Mestrado Profissional em História (ProfHistória).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste artigo está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da história-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de história-
Palavras-chave: dc.subjectTemporalidade-
Palavras-chave: dc.subjectPós-verdade-
Palavras-chave: dc.subjectDemocratização-
Título: dc.titleTeoria e ensino de história : temporalidade, pós-verdade e democratização.-
Título: dc.titleTheory and teaching of history : temporality, post-truth and democratization.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.