
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
| Autor(es): dc.creator | Orey, Daniel Clark | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:08:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:08:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14556 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://scholarworks.umt.edu/tme/vol18/iss3/5/ | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1003429 | - |
| Descrição: dc.description | Ethnomodelling can be considered as the association between ethnomathematics and mathematical modelling that enables members of distinct cultural groups to perceive a different reality in relation to the nature of mathematical knowledge. It also provides insights into many diverse forms of mathematics developed locally. Thus, ethnomodelling is defined as the study of mathematical phenomena that adds cultural components to the modelling process. The development of this connection is conducted through three cultural approaches: local, global, and glocal, which are used in the conduction of ethnomodelling investigations that aim to work against colonialism in order to value and respect sociocultural diversity of members of distinct cultural groups. Because ethnomodelling seeks to promote the development of understanding of differences through dialogue; it is important to argue for its inclusion as a translational process for systems taken from the reality of the members of diverse cultures. In this article we argue that ethnomodelling creates a firm foundation that allows for the integration of these three cultural approaches in exploring mathematical knowledge developed in distinct cultural groups through cultural dynamism. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | restrito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ethnomathematics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Glocal approach | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematical modelling | - |
| Título: dc.title | Ethnomodelling as a glocalization process of mathematical practices through cultural dynamism. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: