Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Coelho, Emerson Filipino | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Pedro Henrique Lima de | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Rodrigo Galante dos | - |
Autor(es): dc.creator | Aragão, Iago Moraes de | - |
Autor(es): dc.creator | Miranda, Luciano | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Renato Melo | - |
Autor(es): dc.creator | Werneck, Francisco Zacaron | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:08:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:08:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17418 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.36453/cefe.2023.29512 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1003402 | - |
Descrição: dc.description | INTRODUÇÃO: A avaliação do potencial de jovens atletas é uma importante tarefa dos treinadores. A tentativa de quantificar o “olho do treinador” tem sido um grande desafio para os pesquisadores. OBJETIVO: Comparar indicadores multidimensionais do talento esportivo em jovens handebolistas classificados como alto e baixo potencial esportivo, de acordo com a opinião do treinador. MÉTODOS: Participaram 22 atletas de handebol de 15 a 17 anos de um Instituto Federal de Ensino. O potencial esportivo foi avaliado pelo treinador da equipe, numa escala de um a cinco, classificando os atletas em dois grupos: alto potencial (n=11) e baixo potencial (n=11). Foram avaliados: experiência esportiva, massa corporal, estatura, altura sentado, comprimento de mãos, envergadura, dobras cutâneas, velocidade, agilidade, preensão manual, salto vertical, flexibilidade, resistência aeróbica; habilidades de coping, motivação, competência percebida, nível socioeconômico, maturação biológica, drible e habilidades táticas. RESULTADOS: Os handebolistas de alto potencial quando comparados aos de baixo potencial foram mais velozes (p=0,05), mais ágeis (p=0,02) e mais fortes (p=0,02), eram mais experientes (p=0,05), apresentaram maior competência percebida (p=0,01), competitividade (p=0,02) e melhor desempenho no drible (p=0,05) e nas habilidades táticas (p=0,03). CONCLUSÃO: Os handebolistas avaliados pelo treinador como alto potencial esportivo foram aqueles que tiveram melhor desempenho físico-motor, maior nível de habilidades psicológicas, técnicas e táticas quando comparados aos atletas de baixo potencial. | - |
Descrição: dc.description | BACKGROUND: Assessing the sporting potential of young athletes is an important task for coaches. The attempt to quantify the “coach’s eye” has been a major challenge for researchers. OBJECTIVE: The aim of this study was to compare multidimensional indicators of sporting talent in young handball players classified as high and low sporting potential, according to the coach’s opinion. METHODS: 22 handball athletes aged 15 to 17 from a Federal Education Institute participated. The sporting potential was evaluated by the team coach, on a scale from one to five, classifying the athletes into two groups: high potential (n=11) and low potential (n=11). The following were evaluated: sports experience, body mass, height, sitting height, hands length, wingspan, skinfolds, speed, agility, handgrip, vertical jump, flexibility, aerobic resistance, coping skills, motivation, perceived competence, socioeconomic status, biological maturation, dribbling and tactical skills. RESULTS: High-potential handball players, when compared to low-potential ones, were faster (p=0.05), more agile (p=0.02) and stronger (p=0.02), more experienced (p=0.05), showed greater perceived competence (p=0.01), competitiveness (p=0.02) and better dribbling performance (p=0.05) and tactical skills (p=0.03). CONCLUSION: The handball players evaluated by the coach as having high sporting potential were those who had better physical-motor performance, higher level of psychological, technical and tactical skills when compared to low potential athletes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Handebol | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jovem atleta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Talento | - |
Título: dc.title | Indicadores multidimensionais do potencial esportivo de jovens handebolistas. | - |
Título: dc.title | Multidimensional characteristics of sporting potential of young handball players. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: