A habilidade inferencial nas atividades de leitura em livros didáticos do ensino fundamental II.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLages, Rita Cristina Lima-
Autor(es): dc.contributorLages, Rita Cristina Lima-
Autor(es): dc.contributorSoares, Ivanete Bernardino-
Autor(es): dc.contributorBosco, Cláudia Starling-
Autor(es): dc.creatorPio, Lucia Helena-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:08:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:08:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18511-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1003382-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionA leitura é um dos processos cognitivos fundamentais para o desenvolvimento do aluno. Para tanto, várias habilidades são acionadas no momento da leitura, entre estas a habilidade inferencial como parte essencial e que dá suporte para o estudo de outras áreas do conhecimento. Sendo assim, a leitura não pode ser entendida somente como decodificação de signos linguísticos. Partindo desse princípio, este trabalho tem como objetivo realizar uma discussão sobre a habilidade inferencial da leitura e como esta é trabalhada nas atividades de leituras de anúncios publicitários nos Livros Didáticos (LD) do Ensino Fundamental. Pretende-se contribuir com reflexões, à luz do referencial teórico que têm abordado a leitura não apenas como uma habilidade de decodificação, mas comprometida com a formação de um leitor crítico. Para isso, considera-se a habilidade inferencial como parte integrante que não deve ser negligenciada neste processo de formação do leitor. A escolha do objeto de estudo se justifica por se tratar de uma temática presente no trabalho docente com a leitura, bem como evidenciar a importância da habilidade inferencial no processo de ensino e aprendizagem da habilidade de leitura, ao entender que o ensino de leitura para o exercício da cidadania legitima a participação do indivíduo em seu meio social no qual a habilidade inferencial será necessária para compreensão de diversos tipos de textos. Nesse sentido, a pesquisa se caracteriza pela análise de atividades que compõem os livros didáticos do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental, no que diz respeito ao trabalho da estratégia de leitura: inferência. Os resultados a serem descobertos poderão contribuir para a prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa relativamente ao lugar que o ensino da habilidade de leitura deve ocupar no processo educacional do aluno.-
Descrição: dc.descriptionReading is one of the fundamental cognitive processes for student's development. To this end, various skills are activated when reading, including inferential skills, which are essential and support the study of other areas of knowledge. Therefore, reading cannot be understood solely as decoding linguistic signs. Based on this principle, the aim of this paper is to discuss the inferential skill of reading and how it is dealt with in the reading activities of advertisements in elementary school textbooks (LD). The aim is to contribute to reflections in the light of the theoretical framework that has approached reading not just as a decoding skill, but one that is committed to the formation of a critical reader. To this end, inferential skills are considered to be an integral part that should not be neglected in this process of reader education. The choice of the object of study is justified by the fact that it is a theme present in the work of teachers with reading, as well as highlighting the importance of inferential ability in the process of teaching and learning reading skills, understanding that teaching reading for the exercise of citizenship legitimizes the participation of the individual in their social environment in which inferential ability will be necessary for understanding various types of texts. In this sense, the research is characterized by the analysis of activities that make up the textbooks of the 6th to 9th grades of elementary school, with regard to the work of the reading strategy: inference. The results to be discovered could contribute to the pedagogical practice of Portuguese language teachers in relation to the place that teaching reading skills should occupy in the student's educational process.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 19/08/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectRaciocínio-
Palavras-chave: dc.subjectLivro - instrução e estudo-
Título: dc.titleA habilidade inferencial nas atividades de leitura em livros didáticos do ensino fundamental II.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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