Paisagem e suas interfaces em pesquisas sobre arte rupestre : um estudo de caso em Serra Negra, Alto Vale do Araçuaí, Minas Gerais, Brasil.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFagundes, Marcelo-
Autor(es): dc.creatorGreco, Wellington Santos-
Autor(es): dc.creatorSuner, Marcia Maria Arcuri-
Autor(es): dc.creatorBandeira, Arkley Marques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:08:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:08:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15603-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.24885/sab.v34i2.904-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1003309-
Descrição: dc.descriptionEste artigo discute possibilidades de uso do conceito de paisagem (culturalista) em estudos sobre conjuntos rupestres. Inicialmente, dedica-se à discussão teórica sobre a paisagem, entendida enquanto uma produção humana sincrônica e diacrônica, composta por múltiplos compartimentos e camadas de trajetórias históricas a partir das quais as pessoas dão sentido à vida. Para tanto, são apresentadas pesquisas sobre arte rupestre e paisagem, desenvolvidas por meio da abordagem simbólico-culturalista, mas com diferentes perspectivas teórico-metodológicas. Por fim, concentra-se nos 04 estudos de sítios de arte rupestre localizados em Serra Negra (MG). O objetivo deste estudo é discutir os dados dessas pesquisas, ressaltando a diversidade teórico-metodológica de análises que consideram tais vestígios arqueológicos apoiados ao conceito de paisagem. Concluímos com a discussão que tanto a arte rupestre quanto a paisagem são marcas remanescentes de uma mesma construção humana que é sempre simbólica.-
Descrição: dc.descriptionThis article discusses possibilities of using a culturalist based-concept of landscape in studies on rock art. Firstly it presents a theoretical discussion about landscape, here understood as a synchronic and diachronic human production, composed of multiple compartments and layers of historical trajectories from which people give meaning to life. Such discussion is based on extensive research focused on rock art and landscape analysis from a symbolic-culturalist approach, but with different theoretical and methodological perspectives. Finally, this work focuses on the studies of rock art and the archaeological content of four sites located in Serra Negra, Minas Gerais State. The data is discussed highlighting the theoretical and methodological diversity of analysis that considers these archaeological remains under the scope of the landscape concept. We conclude that both, rock art and landscape, are remaining marks of the same human construction, which is always symbolic.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Revista de Arqueologia permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1494>. Acesso em: 16 maio 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectArqueologia-
Título: dc.titlePaisagem e suas interfaces em pesquisas sobre arte rupestre : um estudo de caso em Serra Negra, Alto Vale do Araçuaí, Minas Gerais, Brasil.-
Título: dc.titleLandscape and its research interfaces on rock art : a case study in Serra Negra, Araçuaí Valley, Minas Gerais, Brazil.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.