Atravessando labirintos : processos de socialização de jovens atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana-MG.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCoutrim, Rosa Maria da Exaltação-
Autor(es): dc.contributorCoutrim, Rosa Maria da Exaltação-
Autor(es): dc.contributorNogueira, Marlice de Oliveira e-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá-
Autor(es): dc.contributorReis, Juliana Batista dos-
Autor(es): dc.contributorValencio, Norma Felicidade Lopes da Silva-
Autor(es): dc.creatorLebourg, Elodia Honse-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:08:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:08:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-02-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18201-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1003308-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionO objeto de estudo desta pesquisa de doutorado em Educação relacionou-se às mudanças provocadas nas vidas de jovens em decorrência do rompimento da Barragem de Fundão, operada pela Samarco Mineração e por suas controladoras, Vale e BHP, em Mariana-MG, no dia 5 de novembro de 2015. O desastre resultou na perda de vidas e do local de moradia de pessoas que formavam as comunidades de Bento Rodrigues e de Paracatu de Baixo, entre outras. O objetivo principal da pesquisa foi compreender como foram afetados os processos de socialização de jovens atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão e que estavam matriculados no Ensino Médio em Mariana-MG e Ouro Preto-MG. O estudo se referenciou teoricamente na Sociologia da Educação, na Sociologia das Juventudes e na Sociologia dos Desastres. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada por meio de análise bibliográfica e documental, além do trabalho de campo, a partir de 12 entrevistas reflexivas interpretadas com perfis de configuração. Entre os resultados, está a constatação de que os laços de amizade que mantinham nos territórios de origem foram fragilizados após o desastre. Com o ingresso no Ensino Médio e a chegada à juventude, criaram novos vínculos, acessaram mais as redes sociais digitais, começaram a projetar seus futuros e suas famílias continuaram sendo uma base importante. A pandemia de COVID-19 desorganizou ainda mais os laços de sociabilidade com os pares dos territórios atingidos, aumentou as interações digitais e agravou a condição mental desses jovens. Relatos de enfrentamento de preconceito e estigmatização, além de sofrimento mental, apareceram em todas as entrevistas e, para se preservarem, muitos não contavam que eram pessoas atingidas e se isolavam socialmente. Havia, para alguns, euforia e excitação diante de algumas novidades, mas todos revelaram sentir forte angústia, desespero e medo. Portanto, os resultados da pesquisa permitem concluir que as experiências socializadoras dos jovens entrevistados estavam ocorrendo em um contexto de profunda afetação diante do desastre que marcou completamente suas vidas, sobretudo por seu caráter traumático e compulsório.-
Descrição: dc.descriptionThe study object of this doctorate research in Education concerns the changes in the lives of teenagers caused by the breach of Barragem de Fundão, done by Samarco Mineração and by its controllers, Vale and BHP, in Mariana-MG, on the 5th of November 2015. The disaster resulted in the losses of lives and of the homes of people that formed the communities of Bento Rodrigues and Paracatu de Baixo, among others. The main objective of this research was to understand how the process of socialization of the teenagers that were affected by the breaching of the Barragem de Fundão and were enrolled in highschool in Mariana-MG and Ouro Preto-MG. The study was theoretically referenced in the Sociology of Education, the Sociology of Youth and the Sociology of Disasters. Methodologically, the research was carried out through bibliographic and documentary analysis, in addition to field work, based on 12 reflective interviews interpreted with configuration profiles. Among the results is the observation that the bonds of friendship they maintained in their home territories were weakened after the disaster. As they entered high school and reached youth, they created new social ties, accessed more digital social networks, began to plan their futures and their families continued to be an important base. The COVID-19 pandemic further disrupted social ties with peers in the affected territories, increased digital interactions and worsened the mental condition of these young people. Reports of facing prejudice and stigmatization, in addition to mental suffering, appeared in all interviews and, to protect themselves, many did not say that they were affected and socially isolated themselves. For some, there was euphoria and excitement at the news, but everyone revealed that they felt strong anguish, despair and fear. Therefore, the research results allow us to conclude that the socializing experiences of the young people interviewed were taking place in a context of deep disturbance in the face of the disaster that completely marked their lives, especially due to its traumatic and compulsory nature.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 01/07/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectSocialização-
Palavras-chave: dc.subjectJuventude - aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio - Mariana -MG-
Palavras-chave: dc.subjectFalhas em barragens - Mariana -MG-
Título: dc.titleAtravessando labirintos : processos de socialização de jovens atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana-MG.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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