Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Azevedo, Cristiano Schetini de | - |
Autor(es): dc.contributor | Azevedo, Cristiano Schetini de | - |
Autor(es): dc.contributor | Vilela, Daniel Ambrósio da Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor | Fontenelle, Júlio Cesar Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Alice Rabelo de Sá | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:08:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:08:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8715 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1003302 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Biomas Tropicais. Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Translocation has constantly been mentioned as an alternative to the conservation of endangered species. The use of captive-raised animals in these processes is sometimes the only option to recover a declining population. The Blue-fronted Amazon parrot (Amazona aestiva) is one of the most popular worldwide captivity species; consequently, it is among the most received species by the Wild Animal Triage Centers in Brazil. Brazilian wildlife managers frequently release the received parrots into nature without any behavioral or health evaluation, and with no post-release monitoring. Thirty-one parrots were soft released and monitored during 13 months in a Cerrado area of Minas Gerais State, Brazil. Three (10%) released parrots dead and five (16%) disappeared soon after release and no behavioral recordings or data about their destinations were available. Ten parrots (32%) showed behaviors that suggest adaptation to wildlife and 13 individuals (42%) expressed behaviors more linked to the life in captivity. One released pair and one female paired with a wild male, reproduced. The number of recorded behaviors increased significantly over time after release. There was a tendency of decrease in all captive-related behaviors and of increase in wildlife-related behaviors. Supplementary food use diminished as the parrots explore natural food resources. This study indicates that confiscated ex-pets parrots can be good candidates to translocation, but a training program should be applied to them prior to the release in order to diminish undesirable behaviors and the chance to approach and be re-captured by humans. To release the parrots in areas with native populations can increase the behavioral skills of the birds, since native parrots can act as teachers for the naïve birds. Besides, the use of not-endangered species in conservation programs can be interesting to create protocols to conservation programs of rare and endangered species. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 31/08/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Predação - biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Translocação - genética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conservação da natureza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Papagaio - ave | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecologia | - |
Título: dc.title | Avaliação de técnicas de manejo na sobrevivência e comportamento de papagaios-verdadeiros (Amazona aestiva, PSITTACIDAE) translocados. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: