Estudo de caso aliado ao tema gerador drogas : contribuições para a construção do conhecimento em química e biologia.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorOliveira, Divalnia Maria da Silva-
Autor(es): dc.creatorConceição, Luan Felipe de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorNepomuceno, Cassia Azevedo-
Autor(es): dc.creatorPaula, Lais Nunes de-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Julia Alvarenga-
Autor(es): dc.creatorMiranda, Ana Carolina Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:08:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:08:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-20-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19997-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.54033/cadpedv21n6-014-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1003227-
Descrição: dc.descriptionFreire propõe a organização curricular baseada em temas geradores que repre- sentam as contradições sociais vivenciadas pelos educandos e a realidade a ser problematizada. Delizoicov (1990) sistematizou a investigação temática em cinco etapas: 1a - levantamento preliminar da realidade; 2a - análise das situações e escolha das codificações; 3a - círculo de investigação temática; 4a - redução te- mática; e 5a - desenvolvimento do programa em sala de aula. Desta forma, este trabalho tem por objetivo analisar as implicações no processo de aprendizagem dos conteúdos de Química e Biologia por meio da utilização de temas geradores e metodologias de ensino diferenciadas, como o estudo de caso. Para emersão do tema gerador, realizamos entrevistas, visitas e pesquisas em fontes educaci- onais e governamentais, coletando dados de aproximadamente 150 membros da comunidade escolar, incluindo alunos do ensino médio, pais, professores, funcionários e moradores do entorno da escola. Dos temas iniciais (violência, segurança, saúde, drogas, saneamento básico e infraestrutura), "Drogas" emer- giu como o mais significativo. Junto aos professores de Química e Biologia, se- lecionamos os conteúdos necessários para interpretar e compreender esse tema, bem como seus impactos sociais na comunidade investigada. Este artigo analisa um estudo de caso aplicado em turmas do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública. O estudo de caso intitulado "Meu amigo Antônio" foi uti- lizado para contextualizar os conteúdos de Química e Biologia, destacando a relação entre essas disciplinas e o tema do álcool, a droga que foi o foco deste trabalho. Os dados coletados foram analisados, por meio da análise de conte- údo, conforme preconizado por Bardin (1994). Os resultados desta pesquisa de- monstram que a utilização do tema gerador na estrutura do programa escolar favorece o ensino de Química e Biologia, promovendo uma formação mais crítica e cidadã dos estudantes. A educação baseada em temas geradores e a aplica- ção de estudos de caso contribuem para a compreensão de como esses méto- dos podem favorecer a aprendizagem, estimulando a reflexão crítica e a conexão do conhecimento com a realidade dos estudantes.-
Descrição: dc.descriptionFreire proposes a curriculum organization based on generative themes that rep- resent the social contradictions experienced by students and the reality to be problematized. Delizoicov (1990) systematized thematic investigation into five stages: 1st - preliminary survey of reality; 2nd - analysis of situations and selec- tion of codifications; 3rd - thematic investigation circle; 4th - thematic reduction; and 5th - program development in the classroom. Thus, this work aims to analyze the implications of the learning process of Chemistry and Biology content using generative themes and differentiated teaching methodologies, such as case stud- ies. For the emergence of the generative theme, we conducted interviews, visits, and research in educational and governmental sources, collecting data from ap- proximately 150 members of the school community, including high school stu- dents, parents, teachers, staff, and residents around the school. Among the initial themes (violence, security, health, drugs, basic sanitation, and infrastructure), "Drugs" emerged as the most significant. Together with Chemistry and Biology teachers, we selected the necessary content to interpret and understand this theme, as well as its social impacts on the investigated community. This article analyzes a case study applied to third-year high school classes in a public school. The case study titled "My Friend Antonio" was used to contextualize the content of Chemistry and Biology, highlighting the relationship between these subjects and the theme of alcohol, the drug that was the focus of this work. The collected data were analyzed through content analysis, as proposed by Bardin (1994). The results of this research demonstrate that the use of the generative theme in the school program structure favors the teaching of Chemistry and Biology, promot- ing a more critical and civic education for students. Education based on genera- tive themes and the application of case studies contribute to understanding how these methods can enhance learning, stimulating critical reflection and the con- nection of knowledge with the students' reality.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAutores de trabalhos publicados no periódico Caderno Pedagógico mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Caderno Pedagógico <https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/3359>. Acesso em: 01 ago. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectPaulo Freire-
Palavras-chave: dc.subjectTemas geradores-
Palavras-chave: dc.subjectÁlcool-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências-
Título: dc.titleEstudo de caso aliado ao tema gerador drogas : contribuições para a construção do conhecimento em química e biologia.-
Título: dc.titleCase study combined with the drug-generating theme : contributions to the construction of knowledge in chemistry and biology.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.