Avaliação como saber docente nos currículos das licenciaturas em Matemática.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Nilson de Matos-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Plínio Cavalcanti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:08:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:08:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14614-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.23864/cpp.v4i10.314-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1003180-
Descrição: dc.descriptionNeste artigo, relata-se uma pesquisa em que são investigados os saberes sobre avaliação da aprendizagem escolar nos currículos de cursos de licenciatura em matemática no Brasil. Os dados foram produzidos a partir de uma busca on line das grades curriculares de 25 cursos de licenciatura em matemática de universidades públicas brasileiras. Esses dados fundamentaram a resposta que construímos para a questão: Como as instituições formadoras de professores de matemática para a Educação Básica no Brasil valorizam, nos seus currículos prescritos, os saberes a respeito da avaliação da aprendizagem escolar? Os resultados indicam que 22 dos 25 currículos pesquisados apresentam pelo menos uma disciplina obrigatória cuja ementa contém referências a essa temática, mas apenas dois deles propõem, nas ementas de suas disciplinas obrigatórias, um trabalho abrangente de formação do professor a respeito da avaliação da aprendizagem escolar. Nos currículos examinados, observa-se também a ausência de referências específicas às recomendações para o trabalho docente escolar com o tema expressas em documentos oficiais como PCN e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica.-
Descrição: dc.descriptionThis work reports an investigation on mathematics teacher education curricula, related to knowledge about assessment in school classrooms. We start from a literature review on school assessment and then constructed an answer to the following research question: How Mathematics Teacher Education Programs in Brazil value knowledge concerning school assessment, according to their respective prescribed curriculum? Curricula of 25 Brazilian public institutions were analyzed and results indicate that knowledge about school assessment is not seen as highly relevant in the programs examined, except for two of them. It is important noticing also the absence of references, in the prescribed curricula, to recommendations expressed in Brazilian official documents such as PCN and Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Com a Palavra, o Professor permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1813>. Acesso em: 23 ago. 2021.-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação da aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectSchool assessment-
Título: dc.titleAvaliação como saber docente nos currículos das licenciaturas em Matemática.-
Título: dc.titleAssessment as teacher knowledge in mathematics teacher education.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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