
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
| Autor(es): dc.creator | Orey, Daniel Clark | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:07:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:07:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12532 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/ripem/article/view/2081 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1003094 | - |
| Descrição: dc.description | Um dos desafios enfrentados pelos sistemas educacionais em todo o mundo está relacionado com o crescente número de estudantes de origens linguísticas e culturalmente diversas. As diversidades cultural e linguística atraem a atenção de muitos professores e pesquisadores, pois são áreas que têm conexões com sistemas educacionais falidos. Assim, existe uma crescente sensação de urgência para resolver essa incapacidade de educar efetivamente todos os alunos. No contexto da justiça social, é necessário examinar a incorporação da matemática nas culturas e, ao mesmo tempo, alicerçá-la nas abordagens da etnomatemática e da pedagogia culturalmente que podem assumir, nos currículos matemáticos, as formas linguísticas e culturais de produção do conhecimento. Essa abordagem visa promover a justiça social e a qualidade integral da experiência educacional dos alunos. | - |
| Descrição: dc.description | One of the challenges faced by educational systems around the world is related to the growing number of students from linguistic and culturally diverse backgrounds. Both cultural and linguistic diversity draw increased attention by many teachers and researchers as areas identified as having connections to failed educational systems. There is a growing sense of urgency to resolve this inability to effectively educate all students. In the context of social justice, it is necessary to examine the embeddedness of mathematics in cultures, while drawing from ethnomathematical and culturally relevant pedagogy-based approaches that take on linguistic and cultural forms of knowledge production in the mathematics curricula. This pedagogical approach intends to promote social justice and the overall quality of students’ educational experience. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | restrito | - |
| Título: dc.title | Reflecting on social justice, and ethnomathematics, and culturally relevant pedagogy in mathematics education. | - |
| Título: dc.title | Refletindo sobre a justiça social, a etnomatemática e a pedagogia culturalmente relevante na educação matemática. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: