
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Deslandes, Keila | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:07:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:07:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-04-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-04-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4896 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1003050 | - |
| Descrição: dc.description | Discutir sobre gravidez na adolescência tem sido recorrente na mídia, na sociedade comum e nos discursos de especialistas e educadores. Nos debates, dois argumentos são fundamentais. Por um lado, o aumento da taxa de fecundidade da adolescência, diferentemente das tendências atuais de redução do número de filhos por mulher adulta. Por outro lado, o tema do “desperdício da juventude” ou do “fracasso da transição entre a infância e a idade adulta”. Revendo esses debates, pretendemos com este artigo associar a gravidez na adolescência à hipótese de empowerment de gênero, a fim de subsidiar novas propostas de intervenção psicossocial relacionadas à temática. | - |
| Descrição: dc.description | Teen ager pregnancy has been a recurring subject of discussion in midia, in society at large and in the discourses of specialists and educators. Two arguments are fundamentals in such debate. On the one hand, there is an increase in the rates of fertility during adolescence, differently from the contemporary lowering of the birth rate among adult women. On the other hand, there are beliefs about “loosing the youth”and of “failure on transition to adulthood”. Reviewing these debates, we intend to associate pregnancy in adolescence to the hypothesis of gender empowerment, an interesting viewpoint to consider within psychosocial intervention programs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados na revista Pesquisas e Práticas Psicossociais estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Pesquisas e Práticas Psicossociais <http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/revista_ppp/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 03 jan. 2017. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adolescência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Empowerment | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Planejamento de fecundidade | - |
| Título: dc.title | Gravidez na adolescência : revendo a hipótese de empowerment. | - |
| Título: dc.title | Pregnancy in adolescence : reviewing the hypothesis of Empowerment. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: