
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Pimenta, Mariana Antunes | - |
| Autor(es): dc.creator | Fonseca, Alberto de Freitas Castro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:07:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:07:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15288 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0195925520307940 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1016/j.eiar.2020.106516 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1003036 | - |
| Descrição: dc.description | The world’s declining plant biodiversity depends on the efficacy of many policy tools, including Environmental Impact Assessment (EIA). While scholars have long been trying to understand how biodiversity information affects EIA decision-making, very few studies have addressed the specific challenges associated with threatened plant species. Based on content analysis of 83 EIA processes that proposed vegetation removals in the south- eastern Brazilian state of Minas Gerais, this study evaluated the extent to which threatened plant species were considered in decision-making. The study found that the developers of 31 projects (37% of the 83 analyzed EIA projects) disclosed the occurrence of threatened plant species in the potentially affected areas. The detailed content analysis of their respective Environmental Impact Statement (EIS) review reports revealed that the majority of the identified impacts and respective compensation programs targeted tree habits, and under a va- riety of rationales. Developers’ proposed compensation rates of impacted tree species varied from 1:1 to 50:1. The reviewing process reported issues related mostly to the baseline conditions. Overall, the study found that EIA, in Minas Gerais state, has been functioning mainly as a diagnostic and compensation tool for the removal of tree species. The study calls for improvements in existing legislation and the development of technical guidance and capacity-building programs for EIA stakeholders. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | restrito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environmental impact assessment - EIA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environmental licensing | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Plant biodiversity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Minas Gerais | - |
| Título: dc.title | To what extent are threatened plant species considered in impact assessment decision-making? : insights from southeastern Brazil. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: