A produção e a circulação da cultura pelas fronteiras da escola indígena Xakriabá.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPereira, Verônica Mendes-
Autor(es): dc.creatorGomes, Ana Maria Rabelo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:07:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:07:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12751-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.1590/s1413-24782019240027-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1003024-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste artigo é refletir sobre a produção e a circulação da cultura nas escolas Xakriabá. Nesse processo, os professores de cultura nos interessam mais detidamente. O artigo é resultado de uma pesquisa que teve como opção teórico-metodológica a investigação etnográfica. Concluímos que a cultura se vem firmando como elemento central nas escolas Xakriabá e a presença desses professores corrobora esse fato. A instituição, assim como as práticas desses professores, deixa claras a intenção e a presença de uma reinvenção do lugar da escola entre os Xakriabá: um lugar de fazer circular a sua cultura e a “cultura”. Dessa forma, a escola passa a ser também espaço de mostrar aos outros a indianidade Xakriabá.-
Descrição: dc.descriptionThis article’s objective is to talk about culture production and circulation throughout Xakriabá indigenous schools. In this process, we have a closer interest on culture teachers. The article is the result of a research that had ethnographic investigation as its theoric-methodologic option. We concluded that the culture is setting itself as the central element in Xakriabá’s schools and that the presence of these teachers corroborates this fact. The institution as well as those teachers’ practices make clear the intentions and the presence of a reinvention of the school’s place among the Xakriabá: a place to circulate the “culture” and their culture. This way, the school also becomes a place to exhibit others Xakriabá’s indianity.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos de licença Creative Commons (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt). Fonte: o próprio artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação escolar indígena-
Título: dc.titleA produção e a circulação da cultura pelas fronteiras da escola indígena Xakriabá.-
Título: dc.titleCulture production and circulation throughout Xakriabá indigenous school’s borders.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.