O professor de educação física com deficiência física e sua atuação profissional : um estudo de caso entrelaçando preconceitos e estereótipos.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSantos, Fabrício de Paula-
Autor(es): dc.creatorFranco, Marco Antônio Melo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:07:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:07:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17319-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18568-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002995-
Descrição: dc.descriptionNa última década temos visto um aumento da literatura, no campo da Educação Física, abordando casos de pessoas com deficiência, particularmente, casos de alunos. O estudo aqui proposto direciona o foco para o professor de Educação Física objetivando investigar a atuação de uma professora com deficiência física, que atua como personal training em uma academia de ginástica. A partir de uma abordagem qualitativa de investigação, optou-se por desenvolver um Estudo de Caso. Como resultados foi possível identificar uma profissão e um ambiente de trabalho atravessado pelo preconceito e pelo estereótipo, principalmente, no que diz respeito à estética do corpo. Por outro lado, os resultados também evidenciam a negação, por parte da personal training, sobre esses mesmos aspectos. O estudo considera que há uma tensão entre o preconceito velado e a posição de negação, desse preconceito, pela profissional.-
Descrição: dc.descriptionIn the last decade we have seen an increase in literature in the field of Physical Education, addressing cases of people with disabilities, particularly cases of students. The study proposed here directs the focus to the Physical Education teacher aiming to investigate the performance of a teacher, with physical disability, who works as personal training in a gym. From a qualitative research approach, it was decided to develop a Case Study. As a result, it was possible to identify a profession and a work environment crossed by prejudice and stereotype, especially with regard to the aesthetics of the body. On the other hand, the results also show the denial, on the part of personal training, about these same aspects. The study considers that there is a tension between the veiled prejudice and the position of denial, of this prejudice, by the professional.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsThis is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectPersonal training-
Título: dc.titleO professor de educação física com deficiência física e sua atuação profissional : um estudo de caso entrelaçando preconceitos e estereótipos.-
Título: dc.titleThe physical education teacher with physical disabilities and his professional performance : a case study interlawing prejudices and stereotypes.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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