
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
| Autor(es): dc.creator | Orey, Daniel Clark | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:07:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:07:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11378 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i2p171-201 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002908 | - |
| Descrição: dc.description | The acquisition of both local (emic) and global (etic) knowledge forms an important goal for the implementation of ethnomodelling research. Local knowledge (emic) is essential for an intuitive and empathic understanding of mathematical ideas, procedures, and practices developed throughout history. Global knowledge (etic) is essential for the achievement of cross-cultural comparisons that demand standard analytical units and categories to enable communication. Glocalization (dialogic) uses both local and global knowledge through dialogue, and interaction through translation. We define ethnomodelling as the study of mathematical phenomena within a culture because it is a culturally bound social construct while ethnomodelling brings cultural aspects of mathematics into the mathematical modelling process. The main objective of this theoretical article is to share our reflections from feedback from ongoing work in ethnomodelling. In this article we discuss the local, global, and glocal approaches necessary for the development of ethnomodeling research. | - |
| Descrição: dc.description | A aquisição dos conhecimentos local (êmico) e global (ético) constitui um objetivo importante para a implementação de pesquisas em etnomodelagem. O conhecimento local (êmico) é essencial para uma compreensão intuitiva e empática das ideias, procedimentos e práticas matemáticas desenvolvidas no decorrer da história. O conhecimento global (ético) é essencial para a realização de comparações transculturais que exigem unidades e categorias analíticas padronizadas que possibilitam a comunicação. A glocalização (dialógico) utiliza os conhecimentos local e global através do diálogo e da interação por meio da tradução. Definimos etnomodelo como o estudo dos fenômenos matemáticos dentro de uma cultura, pois é um construto social culturalmente enraizado enquanto a etnododelagem traz os aspectos culturais da matemática para o processo de modelagem matemática. Então, o principal objetivo deste artigo teórico é compartilhar as nossas reflexões sobre os comentários relacionados com o nosso trabalho em etnomodelagem. Nesse artigo discutimos as abordagens local, global e glocal, que são necessárias para o desenvolvimento de pesquisas em etnomodelagem. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial. Fonte: Educação Matemática Pesquisa <http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/about/submissions#copyrightNotice> Acesso em: 07 nov. 2016. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Translation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tradução | - |
| Título: dc.title | Reflecting on glocalization in the contexts of local and global approaches through ethnomodelling | - |
| Título: dc.title | Refletindo sobre a glocalização no contexto das abordagens local e global através da etnomodelagem. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: