Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Breynner Ricardo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Breynner Ricardo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Jorge, Gláucia Maria dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Cruz, Maria do Carmo Meirelles Toledo | - |
Autor(es): dc.contributor | Cruz, Fernanda Natasha Bravo | - |
Autor(es): dc.creator | Pena, Maria Tereza da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:07:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:07:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18240 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002906 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa analisa os contextos e a trajetória do Programa de Formação em Administração Pública (PNAP) na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), por meio do curso de Administração Pública. O curso é ofertado na modalidade a distância por meio de uma rede de implementação multinível e forma pessoas que atuam ou têm interesse na área. A metodologia de pesquisa envolveu a definição do campo e dos sujeitos de pesquisa, construção do referencial teórico, análise documental, análise de questionários virtuais enviados aos alunos da turma de 2021 pelo colegiado do curso e realização de entrevistas com atores implementadores do curso. Os dados foram analisados e categorizados de acordo com cinco contextos de análise de políticas públicas, propostos por Oliveira, Alves e Fichter Filho (2022). O contexto conjuntural relacionado aos cenários políticos, econômicos e sociais do PNAP, alinhado aos objetivos do Campo de Públicas (CP), além da trajetória da educação a distância no Brasil, os ciclos de governo e o contingenciamento orçamentário da CAPES. O contexto do conteúdo da política se refere ao Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) e ao PNAP em nível nacional. Essa política mobiliza instituições de níveis federativos diferentes e pode sofrer mudanças nesse percurso, de acordo com o perfil dessas instituições, seus processos e suas interações entre si. O contexto das experiências relacionado às percepções dos implementadores e alunos do curso de administração pública revela altas taxas de evasão no PNAP na UFOP e o enfraquecimento do programa. O contexto do território no qual o PNAP se concretiza na UFOP leva à hipótese de que as estratégias pedagógicas da equipe polidocente, responsável pela gestão do curso de Administração Pública, podem não estar considerando as demandas de maior interação dos alunos com os docentes e tutores, que têm optado, ao longo dos semestres, por abandonar o curso. | - |
Descrição: dc.description | This research analyzes the contexts and trajectory of the Public Administration Training Program (PNAP), at the Federal University of Ouro Preto (UFOP), through the Public Administration course. The course is offered remotely through a multi-level implementation network, and trains people who work or are interested in the area. The research methodology involved: defining the field and research subjects, building the theoretical framework, document analysis, analysis of virtual questionnaires sent to students in the class of 2021 by the course board, conducting interviews with actors implementing the course. The data was analyzed and categorized according to five public policy analysis contexts, proposed by Oliveira, Alves and Fichter Filho (2022). The conjunctural context related to the political, economic and social scenarios of the PNAP, aligned with the objectives of the Public Field (CP) in addition to the trajectory of distance education in Brazil, the government cycles and the CAPES budget contingency. The context of the policy content refers to the Open University of Brazil Program (UAB) and the PNAP at the national level. This policy mobilizes institutions from different federative levels, and may undergo changes along the way, according to the profile of these institutions, their processes and their interactions with each other. The context of experiences related to the perceptions of implementers and students of the public administration course reveals high dropout rates in the PNAP at UFOP and its weakening. The context of the territory in which the PNAP takes place at UFOP, leads to the hypothesis that the pedagogical strategies of the polyteaching team, responsible for managing the Public Administration course, may not be considering the demands for greater interaction between students and teachers and tutors. , who have chosen throughout the semesters to abandon the course. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 08/07/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Nacional de Formação em Administração Pública | - |
Título: dc.title | Contextos e a trajetória de implementação do programa nacional de formação em administração pública na Universidade Federal de Ouro Preto : a experiência do curso de administração pública. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: