
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Pires, Nair Aparecida Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.creator | Pereira, Marcus Vinícius Medeiros | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Pedro Augusto Dutra de | - |
| Autor(es): dc.creator | Alves, Paulo Henrique Pinto Coelho Rodrigues | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:07:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:07:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19098 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.andipe.com.br/_files/ugd/fd8b07_7e31016d7f1741ddbe559fba4cbbc4fa.pdf | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002899 | - |
| Descrição: dc.description | A proposta deste Painel é refletir sobre as estratégias formativas desenvolvidas no âmbito do estágio supervisionado em Música, em instituições de ensino superior e escolas de educação básica. Os três textos que compõem o Painel apresentam trabalhos decorrentes de experiências de ensino consolidadas, que visam fortalecer a formação e a profissionalidade dos futuros professores de música para atuar em escolas de educação básica. O primeiro artigo, O estágio supervisionado como projeto didático de construção da profissionalidade docente, discute a estrutura e funcionamento da proposta pedagógica desenvolvida na UFOP com foco nas dimensões teórica, prática e ética da profissionalidade, e as pautas didáticas de mediação da aprendizagem da docência. O segundo artigo, Uma comunidade de prática potencial: possibilidades para a formação de professores de música na UFJF, reflete acerca de ações vinculadas à comunidade de prática, um espaço construído por grupos de educadores de diferentes unidades acadêmicas comprometidos com a pesquisa e a inovação, que tem como principal foco a formação docente. O terceiro artigo, Estágios supervisionados em música no Centro Pedagógico da UFMG, apresenta as práticas de estágio supervisionado em Música, as metodologias utilizadas e os principais desafios enfrentados nos percursos da formação dos futuros professores. As diferentes estratégias formativas revelam a importância da incorporação de dispositivos didáticos à formação de professores para potencializar processos de organização, análise e reflexão de práticas; a construção de parcerias interinstitucionais para criar espaços curriculares que possibilitem a constituição de redes de (auto) formação participativa, especialmente a partir do fortalecimento da articulação com a educação básica; a participação das escolas de educação básica na formação de professores, a partir de reflexão sistemática e orientada pela pesquisa e pela prática cotidiana da sala de aula. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Faperj/DP et Alii | - |
| Direitos: dc.rights | restrito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias formativas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estágio curricular | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas de educação básica | - |
| Título: dc.title | Estratégias formativas nos estágios curriculares em música e a relação com escolas de educação básica. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: