Estratégias formativas nos estágios curriculares em música e a relação com escolas de educação básica.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPires, Nair Aparecida Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorPereira, Marcus Vinícius Medeiros-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Pedro Augusto Dutra de-
Autor(es): dc.creatorAlves, Paulo Henrique Pinto Coelho Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:07:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:07:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19098-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.andipe.com.br/_files/ugd/fd8b07_7e31016d7f1741ddbe559fba4cbbc4fa.pdf-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002899-
Descrição: dc.descriptionA proposta deste Painel é refletir sobre as estratégias formativas desenvolvidas no âmbito do estágio supervisionado em Música, em instituições de ensino superior e escolas de educação básica. Os três textos que compõem o Painel apresentam trabalhos decorrentes de experiências de ensino consolidadas, que visam fortalecer a formação e a profissionalidade dos futuros professores de música para atuar em escolas de educação básica. O primeiro artigo, O estágio supervisionado como projeto didático de construção da profissionalidade docente, discute a estrutura e funcionamento da proposta pedagógica desenvolvida na UFOP com foco nas dimensões teórica, prática e ética da profissionalidade, e as pautas didáticas de mediação da aprendizagem da docência. O segundo artigo, Uma comunidade de prática potencial: possibilidades para a formação de professores de música na UFJF, reflete acerca de ações vinculadas à comunidade de prática, um espaço construído por grupos de educadores de diferentes unidades acadêmicas comprometidos com a pesquisa e a inovação, que tem como principal foco a formação docente. O terceiro artigo, Estágios supervisionados em música no Centro Pedagógico da UFMG, apresenta as práticas de estágio supervisionado em Música, as metodologias utilizadas e os principais desafios enfrentados nos percursos da formação dos futuros professores. As diferentes estratégias formativas revelam a importância da incorporação de dispositivos didáticos à formação de professores para potencializar processos de organização, análise e reflexão de práticas; a construção de parcerias interinstitucionais para criar espaços curriculares que possibilitem a constituição de redes de (auto) formação participativa, especialmente a partir do fortalecimento da articulação com a educação básica; a participação das escolas de educação básica na formação de professores, a partir de reflexão sistemática e orientada pela pesquisa e pela prática cotidiana da sala de aula.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFaperj/DP et Alii-
Direitos: dc.rightsrestrito-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias formativas-
Palavras-chave: dc.subjectEstágio curricular-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas de educação básica-
Título: dc.titleEstratégias formativas nos estágios curriculares em música e a relação com escolas de educação básica.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.