Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Silva, Sergio Evangelista | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, André Luís | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:07:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:07:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19080 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JD-04-2022-0076/full/html | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1108/JD-04-2022-0076 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002849 | - |
Descrição: dc.description | Purpose – This article introduces a model of knowledge creation in consciousness, the creation of explicit knowledge in six forms and its register and organisation in documents. Design/methodology/approach – Assuming the premise of three realms of reference to knowledge and two forms of reference to entities, this article, through a phenomenological perspective, deduces a model of the creation of knowledge in consciousness and the creation of explicit knowledge in six forms and its register in documents. Findings – Two basic types of knowledge are introduced: situated knowledge and theoretical/normative knowledge. Considering three realms of reference of knowledge – the space–time realm, subjectivity realm and linguistic realm – six general types of knowledge are deduced. Finally, three layers of knowledge organisation are presented: classification and mapping documents, theoretical/normative documents and documents of situations. Practical implications – This article can contribute to the development of more efficient forms of creation of explicit knowledge, its register in documents and the development of more efficient knowledge organisation and management systems. Originality/value – Relying on established perspectives of the realms where subjectivity is immersed, this article discusses how knowledge is created in consciousness and registered in documents. It also presents a novel perspective of types of knowledge through the combination of dimensions, realms of reference and forms of reference to entities. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tacit knowledge | - |
Palavras-chave: dc.subject | Explicit knowledge | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge organisation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information theory | - |
Título: dc.title | Expanding the current tacit/explicit knowledge dichotomy encompassing situated and theoretical/normative knowledge : a phenomenological perspective. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: