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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Santos, Erisvaldo Pereira dos | - |
Autor(es): dc.creator | Dallapicula, Catarina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:07:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:07:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14761 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6364 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002757 | - |
Descrição: dc.description | A presença de pessoas trans no Candomblé e na sala de aula tem reivindicado que as comunidades de culto e da formação docente reconheçam o corpo material dos sujeitos da experiência religiosa e da relação de ensino-aprendizagem para além dos essencialismos naturalizados como tradições. Da mesma maneira que na comunidade de culto, o corpo material importa para as relações que nela se estabelecem; na educação o corpo que aprende também importa para se pensar como ele aprende e o que ele ensina nas relações de alteridade. Nosso objetivo é refletir como as tradições podem ser ressignificadas a partir de uma discussão sobre as nossas vivências, com base em narrativas da história do candomblé e também da experiência educativa com travestilidades e transexualidades. A ancoragem teórica dialoga com as obras de Ruth Landes (2002), Judith Butler (2015) e Emmanuel Lévinas (2010). O ensaio se caracteriza como uma reflexão sobre as vivências dos autores com os sujeitos mencionados em tela. O resultado da discussão constitui-se como um aporte para o debate público e educativo com travestis, transexuais e pessoas transmasculinas no Candomblé e na sala de aula, em prol da vida e da felicidade dessas pessoas. | - |
Descrição: dc.description | Transexual people’s presence within Candomblé and classrooms have been demanding that both the worship and teachers’ training communities recognize the material body of the subjects of the religious experience and the teaching-learning, beyond the essentialisms treated as natural traditions. As well as the material body matters for the relationships within the worship community, on education the body that learns is also important to think of how it learns and what it teaches within otherness relations. We aim at reflecting on how the traditions may receive new meanings by discussing our experiences, narratives form Candomblé’s history and also the educational experience with transvestites and transexuals. It receives theoretical contribution from the works by Ruth Landes (2002), Judith Butler (2015) and Emmanuel Lévinas (2010), among others. The essay develops as a reflection on the experiences of the authors with its subjects. Its results are thought of as basis for educational public debate with transvestites, transexuals ans female-to-male people within Candomblé and classrooms, advocating for their lives and happiness. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Práxis Educacional permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/989>. Acesso em: 28 ago. 2020. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tradições no Candomblé | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Candomblé’s traditions | - |
Palavras-chave: dc.subject | School education | - |
Título: dc.title | Travestilidades e transexualidades no Candomblé e na educação : um ensaio a partir de experiências. | - |
Título: dc.title | Transvestitiness and transexualities within Candomblé and education : an essay on experiences. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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