Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Melo, Raquel Silveira Martins de | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:06:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:06:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10238 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002722 | - |
Descrição: dc.description | Convocadas pela UNESCO, as Conferências Internacionais de Educação de Adultos (CONFINTEAs) acontecem a partir de 1949 com objetivo de induzir os Estados-membros a ações e avaliações sobre a EJA. O interesse aqui é considerar efeitos no processo para a participação do Brasil na V CONFINTEA (Hamburgo/Alemanha,1997) no que tange ao direito de jovens e adultos à escolarização. Esse momento trouxe ganhos significativos no cenário brasileiro como a reunião dos estudiosos, militantes, governos locais e interessados em geral que decidiram dar continuidade às reuniões preparatórias de forma a acompanhar as políticas públicas e a efetivação do direito de brasileiros à escolarização, constituindo assim os movimentos do Fórum de EJA e do Encontro Nacional de EJA (ENEJA). Busca-se fazer análise das primeiras cinco edições do ENEJA sob a hipótese de que esse período lançou bases para a preparação da CONFINTEA VI realizada em 2009, no Belém do Pará/Brasil. O artigo se inicia pelo resgate histórico das Conferências, seguido dos Fóruns e seus desdobramentos. Busca nos relatórios sínteses dos ENEJAs elementos de lutas pelas políticas públicas nacionais de efetivação do direito à educação. | - |
Descrição: dc.description | Convened by UNESCO, the International Conferences on Adult Education (CONFINTEAs) take place since 1949 with the aim of inducing Member States to take action and assess the EJA. The interest here is to consider effects in the process for Brazil's participation in V CONFINTEA (Hamburg / Germany, 1997) regarding the right of young people and adults to schooling. This moment brought significant gains in the Brazilian scenario as the meeting of scholars, activists, local governments and interested people in general who decided to continue the preparatory meetings in order to follow the public policies and the realization of the right of Brazilians to school, thus constituting the movements named the EJA Forum and the National Meeting of EJA (ENEJA, in Portuguese). The first five editions of ENEJA will be analyzed under the hypothesis that this period laid the basis for the preparation of CONFINTEA VI held in 2009 in Belém do Pará / Brazil. The article begins with the historical rescue of the Conferences, followed by the Forums and their unfolding. In the summary reports of the ENEJAs, the article searches for elements of struggles for the national public policies of realization of the right to education. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O autor de artigos publicados pela revista Crítica Educativa mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento. Fonte: Crítica Educativa <http://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 23 jan. 2018. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Youth and adult education | - |
Título: dc.title | Caminhos a Hamburgo : efeitos do movimento CONFINTEA V no Brasil nas lutas pelo direito de jovens e adultos à educação. | - |
Título: dc.title | Paths to Hamburg : effects of the CONFINTEA V movement in Brazil in the struggles for the right of youth and adults to education. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: