Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Souza, Jaqueline Aparecida de | - |
Autor(es): dc.creator | Paixão, Jairo Antônio da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:06:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:06:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6714 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S2176-6681/333612962 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002716 | - |
Descrição: dc.description | Analisa a prática pedagógica do docente de Educação Física considerado bom professor na perspectiva dos alunos do ensino médio. A partir de uma investigação de campo descritiva e de cunho qualitativo com um grupo amostral composto por professores considerados bons pelos seus alunos, percebeu-se um padrão tradicional nas aulas quanto à abordagem pedagógica adotada, bem como a hegemonia do conteúdo esporte. No entanto, esses professores buscam articular a Educação Física às demais disciplinas em trabalhos interdisciplinares e, ainda, lançam mão da proximidade com seus alunos para discutir temas relacionados a comportamento, valores éticos e conduta tanto na escola como fora dela. Em suma, o conceito valorativo de bom professor decorre de fatores percebidos na prática pedagógica do professor ao longo de sua trajetória profissional. | - |
Descrição: dc.description | The study examined the pedagogical practice of Physical Education teachers, considered good teachers from the perspective of high school students. It was conducted an analysis, based on a field investigation of descriptive and qualitative nature, with a sample group of teachers. It was observed a traditional pattern of teaching in relation to the pedagogical approach adopted, as well as the hegemony of sport content. However, these teachers seek to articulate Physical Education to other subjects in an interdisciplinary work, and also seize the proximity to their students in order to discuss topics related to behavior, ethical values and conduct both in and outside school. Briefly, the evaluative concept of good teacher stems from factors perceived in the teacher’s pedagogic practice throughout his/ her professional career. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos está licenciada com uma Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos <http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/issue/view/300>. Acesso em: 24 set. 2019. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical practice | - |
Título: dc.title | A prática do bom professor de educação física na perspectiva dos alunos do ensino médio. | - |
Título: dc.title | The practice of good physical education teachers from the perspective of high school students. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: