Olhares (im)possíveis : fronteiras e questões do cinema em pesquisas no campo da educação -passeur, saber-vagalume e imagens-sintoma que podem emancipar.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAraujo, Arthur Medrado Soares-
Autor(es): dc.creatorDiniz, Margareth-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:06:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:06:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17320-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4529-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002701-
Descrição: dc.descriptionEste artigo reflete a potência do trabalho com a noção de dispositivo em pesquisas-intervenções com o cinema na escola. Além da reflexão, apresentamos duas imagens que evidenciam momentos fundamentais da experiência de um trabalho realizado com crianças de 10 e 11 anos da periferia de Ouro Preto, em 2017. Nesse trabalho, acreditamos na invenção de um saber-vagalume (HUBERMAN, 2011) durante as intervenções, as quais buscaram espaços de construção de subjetividade dos/das estudantes envolvidos. Para tal, partimos da noção de dispositivo desenvolvida por Cezar Migliorin no trabalho com o projeto “Inventar com a Diferença” (MIGLIORIN, 2016). Entendemos como dispositivo aquilo que coloca em crise o participante durante a articulação entre um comando fechado e, ao mesmo tempo, aberto à inventividade. A partir dessa noção apropriada, articulamos para a primeira etapa da intervenção três momentos: 1) Cartão-Postal, 2) Minuto Lumière e 3) Filme-Carta, que garantiram a emergência das imagens-sintoma produzidas pelas crianças participantes. Os efeitos do trabalho foram colhidos em ato, bem como a posteriori ao projeto. Concluímos que tal intervenção com o cinema opera nas fronteiras entre arte e clínica e não separa arte e vida, ou melhor, artevida, extrapolando as fronteiras na busca de testemunhos.-
Descrição: dc.descriptionThis article reflects the power of work with the notion of device in research-interventions with cinema at school. In addition to the reflection, we intend to present two images that show fundamental moments of the experience in a work carried out with children of 10 and 11 years of age from the outskirts of Ouro Preto in the year 2017. In this work we believe in the invention of a firefly know (HUBERMAN, 2011) during interventions that sought spaces for the construction of subjectivity of the students involved. For this, we start from the notion of "device", developed by Cezar Migliorin in the work with the project “Inventar com a Diferença” (MIGLIORIN, 2016). We understand as "device" that which puts the participant in crisis during articulation between a closed command and, at the same time, open to inventiveness. From this appropriate notion, we articulated three moments for the first stage of the intervention: 1) Postcard, 2) Minute Lumiere and 3) Film-Letter, which guaranteed the emergence of the symptom images produced by the participating children. The effects of the work were collected on the spot, as well as after the project. We conclude that such an intervention with the cinema operates on the frontiers between art and clinic. That this work is without separation: art and life, or better: artlife, going beyond boundaries in search of testimonies.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Revista Interfaces da Educação permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/578>. Acesso em: 25 maio 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-intervenção-
Palavras-chave: dc.subjectSujeito-
Título: dc.titleOlhares (im)possíveis : fronteiras e questões do cinema em pesquisas no campo da educação -passeur, saber-vagalume e imagens-sintoma que podem emancipar.-
Título: dc.title"olhares (im)possíveis" and the frontiers and cinema issues in research to education área - passeur, "firefly-knowledge" and symptom-images that are able to emancipate.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.