Approaches to racism in history textbooks (2008-2011).

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRoza, Luciano Magela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:06:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:06:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11499-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/2175-623661124-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002697-
Descrição: dc.descriptionThe article discusses the ways through which aspects of the historical dimension of racism are addressed in the proposed activities of a set of History textbooks approved in the 2008 and 2011 PNLD editions. In the activities analyzed, we aimed to understand how the subject of racism was approached and which dialogues were established between the post-abolition history and the teaching of History. The results obtained show that a variety of approaches have characterized the addressing of the issue, especially its ethical, political and cultural purposes.-
Descrição: dc.descriptionO artigo discute as formas pelas quais aspectos relativos à dimensão histórica do racismo são abordados em atividades propostas em um conjunto de Livros Didáticos de História aprovado nas edições do PNLD 2008 e 2011. Nas propostas de atividades analisadas se buscou perceber como o tema do racismo foi abordado e quais diálogos foram construídos com a história do pós-abolição e o ensino de História. Os Resultados obtidos demonstram que uma diversidade de abordagens tem caracterizado o tratamento do tema, especialmente, no que tange às finalidades ético-político-cultural.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languageen-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsTodo o conteúdo do periódico Educação e Realidade, exceto onde identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Educação e Realidade <http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 07 nov. 2016.-
Palavras-chave: dc.subjectHistory teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLaw 10639/2003-
Palavras-chave: dc.subjectActivities-
Palavras-chave: dc.subjectPost-abolition period-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de história-
Título: dc.titleApproaches to racism in history textbooks (2008-2011).-
Título: dc.titleAbordagens do racismo em livros didáticos de história (2008-2011).-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.