Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Siqueira, Kisla Prislen Félix | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Géssica Borges de | - |
Autor(es): dc.creator | Dias, Anderson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:06:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:06:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7771 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://pubs.rsc.org/en/content/articlepdf/2011/dt/c1dt10783f | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1039/c1dt10783f | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002684 | - |
Descrição: dc.description | Lanthanide orthotantalates RETaO4 (RE = La, Ce, Pr, Nd, Sm, Eu, Gd, Tb, Dy, Ho, Er, Tm, Yb, and Lu) were synthesized by solid-state reaction in optimized conditions of temperature (1300 ◦C) and time (up to 14 h) to yield crystalline materials. The crystal structures of the obtained compounds were investigated by X-ray diffraction and Raman scattering. All the samples exhibited monoclinic structures, but with different arrangements as a function of the ionic radius of the rare-earth metal occupying the A-site. For compounds with the largest ionic radii (La–Pr), the ceramics crystallized in the monoclinic structure, P21/c (C52 h, #14, Z = 4), while the compounds with intermediate ionic radii (Nd–Tb) exhibited the fergusonite M-type structure, I2/a (C62 h, #15, Z = 4). Samples with the smallest ionic radii (Dy–Lu) presented the fergusonite M¢-type structure, P2/a (C42 h, #13, Z = 2). These last two groups of compounds exhibited phase transitions, which can be related to the processing temperature. The compounds belonging to the M-type structure are stable at high temperatures, whilst materials belonging to the M¢-type structure are stable at low temperatures. The results from XRD and Raman scattering allows us to understand the differences between these two structures in terms of the vibrational-active modes assigned to each space group. Also, the Raman patterns in addition to group-theory calculations for this complete lanthanide series were reported for the first time. The experimental results are in perfect agreement with theoretical calculations: samples with P21/c (#14) structure showed 36 Raman-active modes, while both I2/a (#15) and P2/a (#13) structures exhibited 18 Raman modes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Título: dc.title | Influence of the processing conditions and chemical environment on the crystal structures and phonon modes of lanthanide orthotantalates. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: