Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Antunes, Álvaro de Araújo | - |
Autor(es): dc.contributor | Antunes, Álvaro de Araújo | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Rosana Areal de | - |
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Thais Nivia de Lima e | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, Danilo Araújo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:06:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:06:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12616 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002683 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação tem por objetivo investigar a presença do tema da instrução e da educação no debate público em Minas Gerais, buscando lançar luz para a participação de sujeitos e grupos sociais diversos. O período abarcado pela pesquisa, que vai de 1871 a 1883, foi marcado por um processo de ampliação da estrutura de ensino público mineira e por modificações sensíveis nas formas pelas quais diferentes setores da população buscavam participar e intervir no debate público a respeito da educação dos “filhos de minas”. Diante desse cenário, a discussão aqui proposta se concentra em duas frentes complementares: por um lado, buscamos lançar luz sobre os discursos a respeito da instrução e educação difundidos nas instâncias oficiais, na imprensa e nos espaços públicos em Minas; por outro, procuramos identificar as diferentes formas de participação e intervenção utilizadas pelos sujeitos envolvidos no debate público sobre o tema. | - |
Descrição: dc.description | This text aims to investigate the presence of the theme of instruction and education in the public debate in Minas Gerais, seeking to shed light on the participation of different subjects and social groups. The period covered by the research, which goes from 1871 to 1883, was marked by a process of expanding the structure of public education in Minas Gerais and by changes in the ways in which the different sectors of the population sought to participate and intervene in the public debate about the education of "Children of Minas". In view of this scenario, the discussion proposed here focuses on two complementary parts: on the one hand, we seek to shed light on the discourses about instruction and education disseminated in official spaces, in the press and in the public spaces in Minas; on the other hand, we try to identify different forms of participation and intervention used by the subjects involved in the public debate about the theme. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 12/08/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fórum - debates | - |
Palavras-chave: dc.subject | Minas Gerais - história - 1871-1883 | - |
Título: dc.title | "Eis todo segredo: povo, instrui-te!" : o debate público sobre instrução e educação na província de Minas Gerais (1871- 1883). | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: