Por Marias e Evas : potências dialógicas entre a ação pessoal e a ação política, entre a ação ética e a ação estética, entre a arte, vida e encontro.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Elvina Maria Caetano-
Autor(es): dc.contributorFischer, Stela Regina-
Autor(es): dc.contributorDias, Luciana da Costa-
Autor(es): dc.contributorPereira, Elvina Maria Caetano-
Autor(es): dc.creatorCantasini, Thaiz Barros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:06:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:06:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-11-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-11-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10360-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002666-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionNesta pesquisa, investigo, a partir das noções de performance e programa performativo (Eleonora Fabião), das formas estéticas dos atos éticos (Ileana Diéguez), bem como da noção de performatividade de gênero (Judith Butler), os mecanismos e estratégias de desconstrução da noção de gênero a partir do desenvolvimento de um programa performativo: “Por Marias e Evas”, iniciado em setembro de 2015.O programa performativo “Por Marias e Evas” foi tecido em cinco etapas. Em todas as etapas, o diálogo entre mulheres foi o motor para as experimentações que partiram de inquietações advindas da esfera privada para a esfera pública. O programa performativo teve como mote o encontro e o diálogo entre mulheres. E dialogando é que o conceito de performatividade de gênero (Butler) foi comprovado e, sendo assim, foi impossível pensar em estética sem pensar em ética. O programa performativo foi elaborado gerando encontros que provocaram possibilidades de desconstrução das noções de gênero, potencializando a urgência do encontro e, principalmente, tomando-o como fazer artístico.-
Descrição: dc.descriptionIn this research, I investigate, from the notions of performance and performative program (Eleonora Fabião), the aesthetic forms of ethical acts (Ileana Diéguez), as well as the notion of gender performativity (Judith Butler), the mechanisms and strategies of deconstruction of the notion of gender from the development of a performative program: "For Marias and Evas", begun in September, 2015. The performative program "For Marias and Evas" has been woven into five stages. At all stages, dialogue between women has been the driving force for the trials that started from the private sphere to the public sphere. The performative program has had as its motto the meeting and the dialogue between women. And dialoguing is that the concept of gender performativity (Butler) has been proven and, thus, it has been impossible to think about aesthetics without thinking about ethics. The performative program has been elaborated generating meetings that provoked possibilities of deconstruction of the notions of gender, potentiating the urgency of meeting and, mainly, taking it as artistic making.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 10/10/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance - arte-
Palavras-chave: dc.subjectEstética-
Palavras-chave: dc.subjectFeminismo e arte-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica-
Título: dc.titlePor Marias e Evas : potências dialógicas entre a ação pessoal e a ação política, entre a ação ética e a ação estética, entre a arte, vida e encontro.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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