Literatura infantil : estratégias de leitura e a receptividade na primeira infância.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCampos, Cleide de Araújo-
Autor(es): dc.creatorDacome, Eva-
Autor(es): dc.creatorSilva, Luciano Campos da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:06:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:06:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19555-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.54033/cadpedv21n2-043-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002648-
Descrição: dc.descriptionGarantir aos estudantes o domínio da leitura e da escrita constitui um dos maiores desafios colocados atualmente à escola pública brasileira. Dados do Progress in International Reading Literacy Study (Pirls, 2021), estimam que cerca de 40% dos estudantes brasileiros do 4º ano do ensino fundamental não dominam as habilidades básicas de leitura. Em que pese a natureza complexa do tema, em se tratando especificamente de crianças pequenas, os livros literários desempenham um papel bastante relevante nesse processo, uma vez que as pesquisas indicam que eles se constituem uma espécie de porta de entrada para o mundo literário e da leitura. Nesse sentido, o presente artigo apresenta os resultados de uma investigação-ação que procurou analisar a recepção de livros de literatura infantil por crianças de pré-escola, com idade entre 4 e 5 anos de uma escola de Educação Infantil, situada na cidade de Presidente Prudente/SP. Para o desenvolvimento da pesquisa ofertamos para as crianças livros de literatura de qualidade – premiados pelo Prémio Jabuti, que é o mais tradicional prêmio literário do Brasil. Utilizou-se a organização de grupo para ter um maior “controle” das falas das crianças e entrevistas coletivas com intuito de entender quais os critérios utilizados pelas crianças ao escolher as obras. Círculos de leitura foram utilizados como metodologia para provocar um diálogo entre o grupo e compartilhamento das impressões sobre a obra escolhida. Três elementos apareceram como centrais na escolha dos livros pelas crianças: a capa como o elemento mais decisivo, as ilustrações e as conexões que elas fizeram entre o livro, seus personagens e os conhecimentos prévios que já dispunham. O trabalho demonstra que é preciso que seja oportunizado nas escolas, práticas que tenha mais o envolvimento das crianças, que estimulem a selecionar o que desejam ler.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs trabalhos publicados no periódico Caderno Pedagógico estão sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Caderno Pedagógico <https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/3359>. Acesso em: 01 ago. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPrimeira infância-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de leitores-
Título: dc.titleLiteratura infantil : estratégias de leitura e a receptividade na primeira infância.-
Título: dc.titleChildren's literature : reading strategies and receptivity in early childhood.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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