Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Freitas, Pedro Henrique Batista de | - |
Autor(es): dc.creator | Meireles, Adriana Lúcia | - |
Autor(es): dc.creator | Barroso, Sabrina Martins | - |
Autor(es): dc.creator | Bandeira, Marina de Bittencourt | - |
Autor(es): dc.creator | Abreu, Mery Natali Silva | - |
Autor(es): dc.creator | David, Gabriela Lemes | - |
Autor(es): dc.creator | Paula, Waléria de | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Clareci Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:06:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:06:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17640 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.33448/rsd-v11i1.25095 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002519 | - |
Descrição: dc.description | Objetivo: apresentar o perfil de qualidade de vida e de sintomas de ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários da área da área saúde. Método: estudo descritivo, com abordagem quantitativa dos dados, realizado com estudantes universitários da área da saúde de três Instituições Federais de Ensino Superior de Minas Gerais. Foram mensuradas variáveis sociodemográficas, de hábitos de vida, presença de sintomas de depressão, ansiedade e estresse e qualidade de vida (QV). A QV foi avaliada pela escala WHOQUOL-bref e os sintomas de depressão, ansiedade e estresse. por meio da escala DASS-21. Realizou-se análise descritiva dos dados. Resultados: 321 estudantes participaram do estudo, maioria do sexo feminino (71,0%). Mais de 50% dos estudantes apresentaram sintomas de depressão, ansiedade e estresse, independentemente do nível de severidade, enquanto sintomas graves/muito graves estiveram presentes em mais de 20% deles, com maior proporção no curso de enfermagem. O domínio psicológico apresentou o menor escore geral de QV (58,33), e o melhor foi observado, no domínio relações sociais (66,67). Os estudantes de enfermagem apresentaram os escores mais baixos, enquanto os estudantes de educação física os melhores escores, na maioria dos domínios. Estudantes de medicina apresentaram o melhor escore, no domínio meio ambiente (68,75). Conclusão: sugere-se o planejamento de políticas e estratégias que promovam o bem-estar físico e mental dos estudantes, bem como rastreio e acompanhamento daqueles mais vulneráveis e com problemas de saúde mental, estratégias essas que podem impactar positivamente a QV. | - |
Descrição: dc.description | Objective: to present the profile of quality of life and symptoms of anxiety, depression and stress in university students in the healthcare area. Method: a descriptive study with a quantitative approach to data, carried out with university students in the healthcare field of three Federal Institutions of Higher Education in Minas Gerais. Variables such as sociodemographic, lifestyle, presence of depression symptoms, anxiety and stress, and quality of life (QoL) were measured. The QoL was assessed using the WHOQUOL-bref scale and symptoms of depression, anxiety and stress using the DASS-21 scale. A descriptive data analysis was performed. Results: 321 students participated in the study, mostly female (71.0%). More than 50% of the students had symptoms of depression, anxiety and stress, regardless of the level of severity, while severe/very severe symptoms were present in more than 20% of them, presenting a higher proportion in the nursing course. The psychological domain had the lowest overall QoL score (58.33), and the best was observed in the social relationships domain (66.67). Nursing students had the lowest scores while physical education students had the best scores in most domains. Medical students had the best score in the environment domain (68.75). Conclusion: Suggest the planning of policies and strategies that promote the physical and mental well-being of students, as well as screening and monitoring of most vulnerable ones, as well as those with mental health problems; such strategies can positively impact QoL. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade de vida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes de ciências da saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Students | - |
Palavras-chave: dc.subject | Salud mental | - |
Título: dc.title | Perfil de qualidade de vida e saúde mental de estudantes universitários da área da saúde. | - |
Título: dc.title | The profile of quality of life and mental health of university students in the healthcare field. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: