Enfrentando desafios da formação docente na pós-graduação : descrição de uma experiência.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorValverde, Thalita Marcolan-
Autor(es): dc.creatorSilva, Albená Nunes da-
Autor(es): dc.creatorPerez, Denise Alves-
Autor(es): dc.creatorSilva, Gabriel Henrique Campolina-
Autor(es): dc.creatorRoque, Zulmira Medeiros-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Cleida Aparecida de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:06:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:06:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-24-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11119-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002495-
Descrição: dc.descriptionEste artigo apresenta descrição e análise da prática pedagógica, buscando trazer contribuições ao enfrentamento do desafio da formação docente para o ensino superior. O texto dialoga com elementos acerca da formação docente e com diretrizes da legislação em torno dessa temática, como forma de contextualizar a discussão. No relato da experiência, compartilha-se com o leitor todo o processo de concepção, desenvolvimento, aplicação e avaliação de uma disciplina de Estágio Didático de um programa de pós-graduação da área biológica na Universidade Federal de Minas Gerais. As conclusões demonstram que é necessário e possível a formação pedagógica em cursos de mestrado e doutorado, aliando as atividades práticas inerentes ao estágio docente em turmas de graduação, com discussões e reflexões teórico-práticas sobre a docência. Esse formato traz benefícios tanto para os alunos da pós-graduação, futuros docentes, quanto para os alunos da graduação.-
Descrição: dc.descriptionThis manuscript presents description and analysis of the pedagogical practice, illustrating the challenges of preparing teacher for higher education. The text dialogues with elements concerning teacher training and the guidelines of legislation related to these themes, as a way to contextualize the discussion. Specifically, this description shares with the reader the entire process of design, development, implementation and evaluation of the discipline Supervised Teaching Practice, at a graduate program of the biological area at the Federal University of Minas Gerais, Brazil. The findings show that the pedagogical training is both necessary and possible in all graduate level courses, combining the practical activities inherent to the teaching stage in undergraduate classes, with theoretical-practical discussions and reflections on teaching. That way brings benefits for the graduate students and future teachers as well as the undergraduate students.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs trabalhos publicados pela Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores estão sob uma Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores <https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/about/submissions#authorGuidelines>. Acesso em: 25 fev. 2019.-
Palavras-chave: dc.subjectEstágio de docência-
Palavras-chave: dc.subjectEducação superior-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectGraduate education-
Palavras-chave: dc.subjectSupervised teaching practice-
Título: dc.titleEnfrentando desafios da formação docente na pós-graduação : descrição de uma experiência.-
Título: dc.titleManaging challenges of teacher training at graduate level : description of an experience.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.