Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Raíssa Rosa de | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Daniela de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Cláudia Geralda de Souza Maia | - |
Autor(es): dc.creator | Paulo, Jacks Richard de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:06:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:06:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19527 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.55905/revconv.17n.8-290 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002493 | - |
Descrição: dc.description | Na sociedade contemporânea, estamos vivenciando um novo contexto, caracterizado por intenso avanço das tecnologias digitais, o que tem demandado das pessoas novos conhecimentos para lidar com tais recursos para leitura de mundo. Diante do exposto, por meio desta pesquisa, buscou-se analisar as contribuições das ações de formação continuada de professores ofertadas pelo Programa UFOP com a Escola e desenvolvidas nos anos de 2010 a 2022, voltadas para o processo de mediação pedagógica por meio de tecnologias digitais. Para tal, o percurso metodológico consistiu em uma pesquisa documental, de cunho eminentemente qualitativo em relação as ações desenvolvidas através do referido programa para a formação continuada de professores. Os dados desta investigação científica evidenciaram que as tecnologias digitais podem ser potencializadoras do processo de mediação pedagógica, principalmente, apontando novos caminhos ou possibilidades para o processo de ensino, de aprendizagem e de construção de conhecimento. Ademais, evidenciou-se também que para além de simbolizarem um prisma de possibilidades inovadoras para desenvolvimento de novas práticas, tais recursos tecnológicos podem ampliar a interação os alunos e entre professor-alunos. | - |
Descrição: dc.description | In contemporary society, we are experiencing a new context, characterized by intense advances in digital technologies, which has demanded new knowledge from people to deal with such resources for reading the world. In view of the above, through this research, we sought to analyze the contributions of continuing teacher training actions offered by the UFOP Program with the School and developed in the years 2010 to 2022, aimed at the process of pedagogical mediation through digital technologies. To this end, the methodological path consisted of documentary research, of an eminently qualitative nature in relation to the actions developed through the aforementioned program for the continued training of teachers. The data from this scientific investigation showed that digital technologies can enhance the process of pedagogical mediation, mainly by pointing out new paths or possibilities for the teaching, learning and knowledge construction process. Furthermore, it was also evident that in addition to symbolizing a prism of innovative possibilities for developing new practices, such technological resources can increase interaction between students and between teacher-students. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados no periódico Contribuciones a las Ciencias Sociales estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Contribuciones a las Ciencias Sociales <https://www.eumed.net/rev/cccss/presentacion.html>. Acesso em: 25 maio 2022. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediação pedagógica | - |
Título: dc.title | Análise das contribuições do programa UFOP com a escola voltadas para o processo de mediação pedagógica por meio de tecnologias. | - |
Título: dc.title | Analysis of the UFOP program's contributions to the school aimed at the pedagogical mediation process through technologies. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: