Análise das contribuições do programa UFOP com a escola voltadas para o processo de mediação pedagógica por meio de tecnologias.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorOliveira, Raíssa Rosa de-
Autor(es): dc.creatorPereira, Daniela de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorAlves, Cláudia Geralda de Souza Maia-
Autor(es): dc.creatorPaulo, Jacks Richard de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:06:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:06:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-14-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-14-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19527-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.55905/revconv.17n.8-290-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002493-
Descrição: dc.descriptionNa sociedade contemporânea, estamos vivenciando um novo contexto, caracterizado por intenso avanço das tecnologias digitais, o que tem demandado das pessoas novos conhecimentos para lidar com tais recursos para leitura de mundo. Diante do exposto, por meio desta pesquisa, buscou-se analisar as contribuições das ações de formação continuada de professores ofertadas pelo Programa UFOP com a Escola e desenvolvidas nos anos de 2010 a 2022, voltadas para o processo de mediação pedagógica por meio de tecnologias digitais. Para tal, o percurso metodológico consistiu em uma pesquisa documental, de cunho eminentemente qualitativo em relação as ações desenvolvidas através do referido programa para a formação continuada de professores. Os dados desta investigação científica evidenciaram que as tecnologias digitais podem ser potencializadoras do processo de mediação pedagógica, principalmente, apontando novos caminhos ou possibilidades para o processo de ensino, de aprendizagem e de construção de conhecimento. Ademais, evidenciou-se também que para além de simbolizarem um prisma de possibilidades inovadoras para desenvolvimento de novas práticas, tais recursos tecnológicos podem ampliar a interação os alunos e entre professor-alunos.-
Descrição: dc.descriptionIn contemporary society, we are experiencing a new context, characterized by intense advances in digital technologies, which has demanded new knowledge from people to deal with such resources for reading the world. In view of the above, through this research, we sought to analyze the contributions of continuing teacher training actions offered by the UFOP Program with the School and developed in the years 2010 to 2022, aimed at the process of pedagogical mediation through digital technologies. To this end, the methodological path consisted of documentary research, of an eminently qualitative nature in relation to the actions developed through the aforementioned program for the continued training of teachers. The data from this scientific investigation showed that digital technologies can enhance the process of pedagogical mediation, mainly by pointing out new paths or possibilities for the teaching, learning and knowledge construction process. Furthermore, it was also evident that in addition to symbolizing a prism of innovative possibilities for developing new practices, such technological resources can increase interaction between students and between teacher-students.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs trabalhos publicados no periódico Contribuciones a las Ciencias Sociales estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Contribuciones a las Ciencias Sociales <https://www.eumed.net/rev/cccss/presentacion.html>. Acesso em: 25 maio 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada de professores-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMediação pedagógica-
Título: dc.titleAnálise das contribuições do programa UFOP com a escola voltadas para o processo de mediação pedagógica por meio de tecnologias.-
Título: dc.titleAnalysis of the UFOP program's contributions to the school aimed at the pedagogical mediation process through technologies.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.