Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Janete Flor de Maio | - |
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Janete Flor de Maio | - |
Autor(es): dc.contributor | Abreu, Marcelo Santos de | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Thamara de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Vicente, Mayara Pacces | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:06:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:06:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20489 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002467 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação parte da ideia de que as paisagens urbanas e a educação patrimonial podem ser importantes recursos pedagógicos para auxiliar o educador, principalmente no ensino de história. Através da metodologia da Observação Participante analisamos a prática desenvolvida pela autora como educadora patrimonial na cidade de Mariana, Minas Gerais. Com base em autores como Michel de Certeau, Pierre Nora e Aleida Assmann, a dissertação investiga a construção das paisagens como elementos da memória e cultura. Em diálogo com a geografia cultural e fenomenologia refletimos como as paisagens urbanas, com suas diversas camadas temporais, formadas a partir da influência da mineração, podem ser vivenciadas pelos estudantes com o objetivo de aprofundar a compreensão da história local e auxiliar na reflexão sobre as construções sociais e táticas dos seus habitantes. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation is based on the idea that urban landscapes and heritage education can be important pedagogical resources to support educators, especially in teaching history. Through the methodology of Participant Observation, we analyze the practices developed by the author as a heritage educator in the city of Mariana, Minas Gerais. Drawing on authors such as Michel de Certeau, Pierre Nora, and Aleida Assmann, the dissertation investigates the construction of landscapes as elements of memory and culture. In dialogue with cultural geography and phenomenology, we reflect on how urban landscapes, with their various temporal layers shaped by the influence of mining, can be experienced by students to deepen their understanding of local history and aid in reflecting on the social constructions and tactics of the city's inhabitants. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 14/06/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | História local | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória - cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paisagem urbana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - história | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mineração a céu aberto | - |
Título: dc.title | A cidade de Mariana e o ensino de história : leitura das paisagens urbanas na educação básica. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: