A cidade de Mariana e o ensino de história : leitura das paisagens urbanas na educação básica.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFonseca, Janete Flor de Maio-
Autor(es): dc.contributorFonseca, Janete Flor de Maio-
Autor(es): dc.contributorAbreu, Marcelo Santos de-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Thamara de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorVicente, Mayara Pacces-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:06:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:06:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20489-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002467-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação parte da ideia de que as paisagens urbanas e a educação patrimonial podem ser importantes recursos pedagógicos para auxiliar o educador, principalmente no ensino de história. Através da metodologia da Observação Participante analisamos a prática desenvolvida pela autora como educadora patrimonial na cidade de Mariana, Minas Gerais. Com base em autores como Michel de Certeau, Pierre Nora e Aleida Assmann, a dissertação investiga a construção das paisagens como elementos da memória e cultura. Em diálogo com a geografia cultural e fenomenologia refletimos como as paisagens urbanas, com suas diversas camadas temporais, formadas a partir da influência da mineração, podem ser vivenciadas pelos estudantes com o objetivo de aprofundar a compreensão da história local e auxiliar na reflexão sobre as construções sociais e táticas dos seus habitantes.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation is based on the idea that urban landscapes and heritage education can be important pedagogical resources to support educators, especially in teaching history. Through the methodology of Participant Observation, we analyze the practices developed by the author as a heritage educator in the city of Mariana, Minas Gerais. Drawing on authors such as Michel de Certeau, Pierre Nora, and Aleida Assmann, the dissertation investigates the construction of landscapes as elements of memory and culture. In dialogue with cultural geography and phenomenology, we reflect on how urban landscapes, with their various temporal layers shaped by the influence of mining, can be experienced by students to deepen their understanding of local history and aid in reflecting on the social constructions and tactics of the city's inhabitants.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 14/06/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectHistória local-
Palavras-chave: dc.subjectMemória - cultura-
Palavras-chave: dc.subjectPaisagem urbana-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - história-
Palavras-chave: dc.subjectMineração a céu aberto-
Título: dc.titleA cidade de Mariana e o ensino de história : leitura das paisagens urbanas na educação básica.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.