
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Rodrigo Geraldo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Fortes, Reinaldo Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Rodrigo Geraldo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Fortes, Reinaldo Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor | Reis, Leonardo Vieira dos Santos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Feitosa, Samuel da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Loham Santos da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:06:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:06:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19337 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002431 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Departamento de Ciência da Computação, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | Diversos pesquisadores têm proposto a utilização de auto-graders, ou ferramentas de correção automática de exercícios de programação introdutória, que auxiliam docentes na avaliação, classificação e gerenciamento de exercícios de programação de computadores. Nessas ferramentas, se faz necessária a inserção de casos de teste manualmente por parte dos professores, para cada exercício, a qual demanda grande tempo para a sua elaboração. Devido a isso, o presente trabalho apresenta uma abordagem de geração automatizada de casos de teste para auto-graders, implementada em uma ferramenta de correção denominada Symb, na qual se utiliza a técnica de execução simbólica. Através dela, pode-se explorar todos os caminhos de execução de um programa, obtendo-se valores de entradas simbólicos que exploram esses caminhos de execução. Com a ferramenta, o professor somente indica a localização de seu gabarito, o diretório que contém os exercícios dos alunos e a quantidade de execuções, para que os exercícios possam ser corrigidos. Adicionalmente, a ferramenta é extensível, na qual permite que diversas linguagens de programação possam ser utilizadas no processo de correção, devido à linguagem Symb possuir as principais estruturas trabalhadas por diversas universidades brasileiras. Basta converter a linguagem de programação de origem para a linguagem Symb que executará o processo de geração de casos de teste automatizados e correção. Após serem realizados experimentos com a ferramenta, com soluções referentes a listas de exercícios de uma disciplina do curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), constatou-se que a ferramenta conseguiu identificar soluções corretas e incorretas para todos os exercícios considerados, mostrando que a técnica proposta é promissora. O objetivo primordial da abordagem é poder simplificar o trabalho do docente para elaborar exercícios. | - |
| Descrição: dc.description | Several researchers have proposed using auto-graders or automatic programming assessments to introduce programming courses that help teachers evaluate, classify, and manage computer programming exercises. In these tools, teachers must insert test cases manually for each exercise, which takes a long time to make these tests. Due to this, this work presents an approach to the automated generation of test cases for auto-graders, implemented in a tool nominated by Symb in which the symbolic execution technique is used. Through it, it can explore all the execution paths of a program, obtaining symbolic input values that explore these execution paths. As a tool, the teacher only indicates the location of his template, the directory containing the students’ exercises, and the number of executions, so that the exercises can be corrected. Furthermore, the tool is extensible, allowing several programming languages can be used in the correction process, because of the Symb language has the main structures used by several Brazilian universities. It is necessary convert the source programming language to Symb language which will perform the automated test case generation and correction. After experiments were carried out with the tool, with solutions related to exercise lists from a discipline of the Bachelor’s Degree in Computer Science at the Federal University of Ouro Preto, it was found that the tool was able to identify correct and incorrect solutions for all the exercises considered, demonstrating that the proposed technique is promising. The main objective of the approach is to simplify the teacher’s work in preparing exercises and to obtain rapid feedback on the students’ possible solutions. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 United States | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 17/12/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Execução simbólica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Auto-Graders | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geração de casos de teste | - |
| Título: dc.title | Geração automatizada de casos de teste para auto-graders utilizando execução simbólica. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: