A contribuição das atividades práticas interdisciplinares no aprendizado de discentes do ensino médio.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBenedito, Atália Júlio-
Autor(es): dc.creatorVita, Margaly Aparecida de Aguiar-
Autor(es): dc.creatorPinto, Elisângela Silva-
Autor(es): dc.creatorVital, Wendel Coura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:06:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:06:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/18032-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2022/11/9.pdf-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002416-
Descrição: dc.descriptionA interdisciplinaridade e a contextualização são orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais a fim de mostrar a inter-relação entre os vários conhecimentos. Entretanto, na maioria das escolas o ensino ainda se revela fragmentado e desconexo da realidade dos seus alunos. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi desenvolver e aplicar uma sequência didática interdisciplinar sobre o sistema respiratório evidenciando a interface entre as disciplinas de Biologia e Física. Além disso, foi avaliado, por meio de um questionário aplicado antes e após a intervenção, o conhecimento científico do discente sobre o tema, buscando verificar se houve uma melhora do aprendizado do conteúdo. Foram avaliados 32 estudantes da 2ª série do ensino técnico integrado de uma escola pública da rede federal. A sequência didática foi composta por dez atividades, sendo estas teóricas e práticas. Foi observado que, após a realização da sequência didática, houve um aumento significativo do percentual de acertos nas questões abordadas no questionário. Além disso, verificou-se que, dentre as atividades da sequência didática, a prática foi aquela que os discentes relataram melhor contribuir para a compreensão do conteúdo. Tais resultados mostram a importância de evidenciar a interdisciplinaridade nos conteúdos trabalhados em sala de aula a fim de potencializar o aprendizado e, também, da realização de atividades práticas que aproximem a teoria da vivência cotidiana dos estudantes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrito-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades práticas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Título: dc.titleA contribuição das atividades práticas interdisciplinares no aprendizado de discentes do ensino médio.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.