Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Benedito, Atália Júlio | - |
Autor(es): dc.creator | Vita, Margaly Aparecida de Aguiar | - |
Autor(es): dc.creator | Pinto, Elisângela Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Vital, Wendel Coura | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:06:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:06:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/18032 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2022/11/9.pdf | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002416 | - |
Descrição: dc.description | A interdisciplinaridade e a contextualização são orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais a fim de mostrar a inter-relação entre os vários conhecimentos. Entretanto, na maioria das escolas o ensino ainda se revela fragmentado e desconexo da realidade dos seus alunos. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi desenvolver e aplicar uma sequência didática interdisciplinar sobre o sistema respiratório evidenciando a interface entre as disciplinas de Biologia e Física. Além disso, foi avaliado, por meio de um questionário aplicado antes e após a intervenção, o conhecimento científico do discente sobre o tema, buscando verificar se houve uma melhora do aprendizado do conteúdo. Foram avaliados 32 estudantes da 2ª série do ensino técnico integrado de uma escola pública da rede federal. A sequência didática foi composta por dez atividades, sendo estas teóricas e práticas. Foi observado que, após a realização da sequência didática, houve um aumento significativo do percentual de acertos nas questões abordadas no questionário. Além disso, verificou-se que, dentre as atividades da sequência didática, a prática foi aquela que os discentes relataram melhor contribuir para a compreensão do conteúdo. Tais resultados mostram a importância de evidenciar a interdisciplinaridade nos conteúdos trabalhados em sala de aula a fim de potencializar o aprendizado e, também, da realização de atividades práticas que aproximem a teoria da vivência cotidiana dos estudantes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades práticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | A contribuição das atividades práticas interdisciplinares no aprendizado de discentes do ensino médio. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: