
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Soares, Raíssa Caroline de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Januario, Gilberto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:05:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:05:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20775 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025010.id1600 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002382 | - |
| Descrição: dc.description | Apresentamos um estudo que objetivou discutir as crenças e concepções mobilizadas por licenciandos, no Estágio Supervisionado, ao se relacionarem com um material curricular integrador de Matemática. Os dados foram produzidos a partir de um grupo focal e de questionário, com foco nas crenças e concepções mobilizadas em relação à integração curricular e ao trabalho com projetos, e no conhecimento da Matemática incorporada ao Manual do Professor do material Práticas na Escola. Como resultados, os licenciandos consideram a abordagem da Matemática menos detalhada, sendo relacionada a questões dos contextos de vida dos estudantes e do meio em que vivem, evidenciando a necessidade do apoio do material convencional para a aprendizagem de determinado conteúdo. Também evidenciam ter elaborado uma visão mais crítica para as orientações e encaminhamentos incorporados no Manual. Eles destacam o detalhamento de cada etapa a ser desenvolvida, permitindo uma compreensão de como se dá as práticas de ensino. Ao ler, interpretar e discutir o material, puderam conhecer outra abordagem para o ensino de Matemática, contribuindo com conhecimentos quanto ao trabalho com projetos integradores. | - |
| Descrição: dc.description | We present a study that aimed to discuss the beliefs and concepts mobilized by undergraduate students during the Supervised Internship when interacting with an integrative curriculum material for Mathematics. The data were produced from a focus group and a questionnaire, focusing on the beliefs and concepts mobilized in relation to curricular integration and work with projects, and on the knowledge of Mathematics incorporated into the Teacher's Manual of the material Práticas na Escola. As a result, the undergraduate students consider the approach to Mathematics to be less detailed, being related to issues of the students' life contexts and the environment in which they live, evidencing the need for support from conventional material for learning a certain content. They also show that they have developed a more critical view of the guidelines and guidelines incorporated in the Manual. They highlight the detailing of each stage to be developed, allowing an understanding of how teaching practices occur. By reading, interpreting and discussing the material, they were able to learn about another approach to teaching Mathematics, contributing with knowledge about working with integrative projects. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este es un artículo de acceso abierto distribuido bajo los términos de la Licencia Internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional (CC BY NC ND 4.0), que permite el uso, distribución y reproducción en cualquier medio, siempre que se cite adecuadamente la obra original. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Integração curricular | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relação professor-materiais curriculares | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crenças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Concepções | - |
| Título: dc.title | Crenças e concepções mobilizadas por licenciandos em matemática, no estágio supervisionado, ao se relacionarem com um material curricular integrador. | - |
| Título: dc.title | Beliefs and conceptions mobilized by mathematics undergraduates, in the supervised teaching practice, when relating to integrative curriculum material. | - |
| Título: dc.title | Creencias y concepciones movilizadas por estudiantes de matemáticas, en la práctica supervisada, en relación con el material curricular integrador. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: