Imagens que dançam : dramaturgias e afetos na videodança de Alexandre Veras Costa.

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Autor(es): dc.contributorDulci, Luciana Crivellari-
Autor(es): dc.contributorDulci, Luciana Crivellari-
Autor(es): dc.contributorSantos, Ana Carolina Lima-
Autor(es): dc.contributorSilva, Éder Rodrigues da-
Autor(es): dc.creatorGoncalves, Frederico-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:05:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:05:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18955-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002334-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa buscou investigar os modos através dos quais a dramaturgia opera na videodança por meio da análise das obras O Tempo da Delicadeza (2002), e o Regresso de Ulisses (2008), do realizador cearense Alexandre Veras Costa, com um recorte para as relações entre a câmera, o corpo e o espaço. Para tanto, questiono: Como a dramaturgia opera na videodança? A hipótese que levanto para responder a este problema é de que os modos de composição em videodança são de natureza dramatúrgica. Para testá-la, investigo como surgiu e se desenvolveu o conceito de dramaturgia ao longo do tempo, refazendo a sua trajetória desde o teatro grego até a pós- modernidade. Analiso como os materiais cênicos e os processos de criação e funcionamento de um espetáculo foram radicalmente modificados pelo teatro épico de Bertold Brecht, pelo teatro pós-dramático, pelas vanguardas históricas do início do século XX, pelas neovanguardas dos anos 1960 e pelas novas tecnologias. Adoto como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica para traçar um panorama histórico do conceito, o método de translação para descrever as duas obras de videodança, o método de análise de conteúdo para codificar e fazer inferências sobre os procedimentos de composição utilizados pelo cineasta, e uma entrevista semiestruturada para investigar as sutilezas do seu processo criativo. A partir dos dados obtidos na análise das obras, das respostas da entrevista e dos conceitos desenvolvidos na revisão histórica, apresento uma reflexão sobre o processo de composição das duas videodanças e proponho uma possível caracterização da sua poética.-
Descrição: dc.descriptionThis research sought to investigate the ways in which dramaturgy operates in videodance through the analysis of the works O Tempo da Delicadeza (2002), and O Regresso de Ulisses (2008), by cearense director Alexandre Veras Costa, with an emphasis on the relationships between the camera, the body and the space. To this end, I ask: How does dramaturgy operate in videodance? The hypothesis I raise to answer this problem is that the modes of composition in videodance have a dramaturgical nature. To test it, I investigate how the concept of dramaturgy emerged and developed over time, retracing its trajectory from greek theater to postmodernity. I analyze how scenic materials and the processes of creating and operating a spectacle were radically modified by Bertold Brecht's epic theater, post-dramatic theater, the historical avant-gardes of the early 20th century, the neo-avant-gardes of the 1960s and new technologies. I adopt as methodological procedures the bibliographical review to draw a historical overview of the concept, the translation method to describe the two videodance works, the content analysis method to code and make inferences about the composition procedures used by the filmmaker in both works and a semi-structured interview to investigate the subtleties of his creative process. Based on the data obtained from the analysis of the works, the interview responses and the concepts developed in the historical review, I present a reflection on the composition process of the two videodances and propose a possible characterization of their poetics.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 01/10/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectDramaturgia-
Palavras-chave: dc.subjectVideodança-
Palavras-chave: dc.subjectCâmera-
Palavras-chave: dc.subjectCorpo-
Título: dc.titleImagens que dançam : dramaturgias e afetos na videodança de Alexandre Veras Costa.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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