Processos de restauração de dignidade : reflexões sobre os processos educativos nos espaços escolares e não escolares no contexto do rompimento da Barragem de Fundão.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorOliveira, Bárbara de-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:05:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:05:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-31-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20680-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.51359/2525-7668.2024.262282-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002331-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste artigo é discorrer sobre o projeto neoliberal da mineração nos processos que envolvem a tomada de dignidade e analisar os processos simultâneos de restauração de dignidade nos espaços escolares e não escolares no contexto do Rompimento da Barragem de Fundão (RBF). Para isso, será apresentado e discutido o recorte dos dados produzidos com base em entrevistas semiestruturadas conduzidas com duas jovens estudantes e a diretora da Escola Municipal Bento Rodrigues, utilizando a técnica de análise de conteúdo. Na pesquisa, encontramos elementos para apreender que as ações realizadas nos espaços escolares e não escolares se configuram como processos representativos das iniciativas empreendidas pelos sujeitos em sua busca por fortalecer a humanização e a autonomia da população atingida.-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this paper is to discuss the neoliberal project of mining in the processes involving the stripping of dignity and to analyze the simultaneous processes of dignity restoration in both educational and non-educational spaces in the context of the Fundão Dam Break (FDB). To this end, a segment of data produced based on semi-structured interviews conducted with two young students and the director of the Bento Rodrigues Municipal School will be presented and discussed, utilizing content analysis techniques. In the research, we found elements that suggest the actions carried out in educational and non-educational spaces are representative processes of the initiatives undertaken by individuals in their quest to strengthen the humanization and autonomy of the affected population.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEsta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectMineração-
Palavras-chave: dc.subjectRompimento da Barragem de Fundão-
Palavras-chave: dc.subjectRestauração de dignidade-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço não escolar-
Título: dc.titleProcessos de restauração de dignidade : reflexões sobre os processos educativos nos espaços escolares e não escolares no contexto do rompimento da Barragem de Fundão.-
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