Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Bárbara de | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:05:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:05:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20680 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.51359/2525-7668.2024.262282 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002331 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste artigo é discorrer sobre o projeto neoliberal da mineração nos processos que envolvem a tomada de dignidade e analisar os processos simultâneos de restauração de dignidade nos espaços escolares e não escolares no contexto do Rompimento da Barragem de Fundão (RBF). Para isso, será apresentado e discutido o recorte dos dados produzidos com base em entrevistas semiestruturadas conduzidas com duas jovens estudantes e a diretora da Escola Municipal Bento Rodrigues, utilizando a técnica de análise de conteúdo. Na pesquisa, encontramos elementos para apreender que as ações realizadas nos espaços escolares e não escolares se configuram como processos representativos das iniciativas empreendidas pelos sujeitos em sua busca por fortalecer a humanização e a autonomia da população atingida. | - |
Descrição: dc.description | The aim of this paper is to discuss the neoliberal project of mining in the processes involving the stripping of dignity and to analyze the simultaneous processes of dignity restoration in both educational and non-educational spaces in the context of the Fundão Dam Break (FDB). To this end, a segment of data produced based on semi-structured interviews conducted with two young students and the director of the Bento Rodrigues Municipal School will be presented and discussed, utilizing content analysis techniques. In the research, we found elements that suggest the actions carried out in educational and non-educational spaces are representative processes of the initiatives undertaken by individuals in their quest to strengthen the humanization and autonomy of the affected population. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mineração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rompimento da Barragem de Fundão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Restauração de dignidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaço escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaço não escolar | - |
Título: dc.title | Processos de restauração de dignidade : reflexões sobre os processos educativos nos espaços escolares e não escolares no contexto do rompimento da Barragem de Fundão. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: