Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bortolini, Neide das Graças de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Bortolini, Neide das Graças de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Abreu, Ana Carolina Fialho de | - |
Autor(es): dc.contributor | Valença, Ernesto Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | Jorge, Gláucia Maria dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Xavier, Dalila David | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:05:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:05:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/18161 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002280 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa aborda o ensino da Arte entre questões feministas ao apontar mudanças potenciais de pensamentos e ações e teve o objetivo de refletir acerca de intervenções nas escolas públicas. A dissertação analisa, portanto, dois projetos artístico-pedagógicos realizados em escolas da zona rural da rede municipal de ensino de Ouro Preto - MG, a saber, Escola Municipal Benedito Xavier, situada no distrito de Glaura; e a Escola Municipal Aleijadinho, situada no distrito de Santo Antônio do Salto. O espaço escolar apresenta limitações físicas e orçamentárias, questões sociais e culturais de cada comunidade, condições adversas de trabalho docente, além de opressões reproduzidas socialmente. No contexto da pesquisa participante, o estudo buscou compreender possibilidades de transformação social por meio do ensino de Arte a partir de dois projetos artísticos de perspectiva feminista e antirracista realizados com discentes do Ensino Fundamental II: o Museu Aberto e o Programa Papo Reto. Os resultados das discussões mostraram que o território da Arte é capaz de romper com o silenciamento das vozes femininas ao conferir lugar de fala a suas protagonistas. | - |
Descrição: dc.description | This research addresses the teaching of Art among feminist issues, by pointing out potential changes in thoughts and actions and aimed to reflect on interventions in public schools. The dissertation analyzes, therefore, two artistic-pedagogical projects carried out in schools in the rural area of the municipal education network of Ouro Preto - MG, namely, Benedito Xavier Municipal School, located in the district of Glaura; and the Aleijadinho Municipal School, located in the district of Santo Antônio do Salto. The school space presents physical and budgetary limitations, social and cultural issues of each community, adverse conditions of teaching work, in addition to socially reproduced oppressions. In the context of the participatory research, the study sought to understand possibilities of social transformation through the teaching of Art from two artistic projects from a feminist and anti-racist perspective carried out with students of Elementary School: the Open Museum and the Papo Reto Program. The results of the discussions showed that the territory of Art is capable of breaking with the silencing of female voices by giving a place of speech to its protagonists. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 25/04/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminismo interseccional | - |
Título: dc.title | Território da arte : intervenções artísticas e a construção de narrativas feministas na educação básica. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: