Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Diniz, Margareth | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Verônica Mendes | - |
Autor(es): dc.contributor | Diniz, Margareth | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Verônica Mendes | - |
Autor(es): dc.contributor | Suner, Marcia Maria Arcuri | - |
Autor(es): dc.contributor | Miranda, Shirley Aparecida | - |
Autor(es): dc.creator | Ambrosio, Maila Marques Portuense | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:05:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:05:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18949 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002279 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa buscou investigar a complexidade e a problemática que os museus encontram para lidar com suas ações educativas em seu caráter ampliado, considerando o referencial teórico decolonial. Em específico, este estudo teve como foco o Museu Worikg do povo Kaingang, tendo sido realizado por meio de estudo de caso, visando analisar a constituição do museu em questão, localizado na terra indígena de Vanuíre, no centro oeste paulista, fundado por lideranças femininas Kaingang, no ano de 2019, com o objetivo de ser um local de luta e resistência da cultura desse povo. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, por meio do estudo de caso, levantamento bibliográfico e entrevista semiestruturada, buscando compreender os dados etnográficos que serviriam como base para a estruturação da presente dissertação. Os resultados apontaram positivamente para a importância deste museu como espaço de educação e evidenciaram a necessidade da criação de programas que prestem assistência a estes locais, buscando divulgar com responsabilidade a realidade dos povos indígenas. | - |
Descrição: dc.description | This research sought to investigate the complexity and challenges that museums face in managing their educational activities in an expanded capacity, considering the decolonial theoretical framework. Specifically, this study focused on the Worikg Museum of the Kaingang people, conducted through a case study aimed at analyzing the establishment of the museum in question, located in the Vanuíre Indigenous Land in central-western São Paulo. The museum was founded by Kaingang female leaders in 2019, with the objective of being a place of struggle and resistance for the culture of this people. The methodology used was qualitative, through a case study, bibliographic review, and semi-structured interviews, seeking to understand the ethnographic data that would serve as the basis for structuring this dissertation. The results positively highlighted the importance of this museum as an educational space and underscored the need for the creation of programs that provide support to these places, aiming to responsibly disseminate the reality of Indigenous peoples. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 United States | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 28/09/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Indígena | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indígenas - museus | - |
Título: dc.title | Educação indígena ao ar livre : um estudo de caso do Museu Worikg. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: