Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Mesquita, Ana Paula Santos de Sousa | - |
Autor(es): dc.creator | Orey, Daniel Clark | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:05:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:05:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17145 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2023/04/volume_2_article_6_mesquita_orey-final.pdf | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002258 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado, que objetiva apresentar a Etnomodelagem bem como o conhecimento etnomatemático presentes em uma comunidade periférica. Neste recorte, realizamos uma entrevista semiestruturada com um imigrante venezuelano que, em busca de oportunidades no Brasil, mantém a sua casa catando materiais recicláveis. Após a organização e categorização de acordo com os pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados, identificamos um conhecimento matemático na fala do entrevistado, próprio do seu trabalho como catador de materiais recicláveis, num ponto de vista crítico e reflexivo, além de uma vasta experiência multicultural em sua trajetória de vida. | - |
Descrição: dc.description | This article is part of a master's research, which aims to present Ethnomodeling and the ethnomathematical knowledge present in a peripheral community. In this clipping, we conducted a semi-structured interview with a Venezuelan immigrant who, in search of opportunities in Brazil, maintains his home by collecting recyclable materials. After the organization and categorization according to the Grounded Theory budgets, we identified a mathematical knowledge in the interviewee's speech, typical of his work as a collector of recyclable materials, from a critical and reflective point of view, in addition to a vast multicultural experience in your life journey. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnomodelagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidades periféricas teoria fundamentada nos dados | - |
Título: dc.title | O conhecimento etnomatemático em comunidades periféricas : entrevista semiestruturada com um catador de materiais recicláveis. | - |
Título: dc.title | Ethnomathematical knowledge in peripheral communities : a semi-structured interview with a recyclable material collector. | - |
Título: dc.title | Conocimientos etnomatemáticos en comunidades periféricas : entrevista semiestructurada con um recolector de material reciclable. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: