Lesson study e critérios de idoneidade didática para reflexão sobre a prática docente.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMiranda, Fernanda Marcelle-
Autor(es): dc.creatorTinti, Douglas da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:05:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:05:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20760-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.20396/zet.v32i00.8676497-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002231-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo apresenta um recorte da dissertação de mestrado em andamento do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. O estudo foi realizado com dois professores de Matemática que atuam nos cursos Técnicos Integrados, no Campus de um Instituto Federal Mineiro. Traz fragmentos do percurso formativo implementado com os professores participantes por meio do uso combinado da metodologia Lesson Study e do enfoque teórico dos Critérios de Idoneidade Didática, propostos por Juan Godino e colaboradores. Os dados foram produzidos a partir dos registros dos docentes e da transcrição em áudio e vídeo dos encontros realizados entre pesquisadora e professores participantes. Os resultados apontam para necessidade e relevância de propiciar a professores de Matemática atuantes, por meio de um espaço de formação continuada, dispositivos-teóricos que possam contribuir ao desenvolvimento de competências reflexivas sobre a própria prática.-
Descrição: dc.descriptionThis article presents an excerpt from an ongoing master's dissertation in the Graduate Program in Mathematics Education at the Federal University of Ouro Preto. The study was conducted with two Mathematics teachers who work in Integrated Technical courses at a campus of a Federal Institute in Minas Gerais. It brings fragments of the formative journey implemented with the participating teachers through the combined use of the Lesson Study methodology and the theoretical approach of Didactic Suitability Criteria, proposed by Juan Godino and colleagues. Data were produced from the teachers' records and the audio and video transcription of the meetings held between the researcher andparticipating teachers. The results point to the necessity and relevance of providing active Mathematics teachers, through a space for continued education, with theoretical devices that can contribute to the development of reflective competencies about their own practice.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Zetetiké - Revista de Educação Matemática permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/5021>. Acesso em: 15 ago. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectReflexão sobre a prática docente-
Palavras-chave: dc.subjectReflexão sobre a prática docente-
Título: dc.titleLesson study e critérios de idoneidade didática para reflexão sobre a prática docente.-
Título: dc.titleLesson study and didactic suitability criteria for reflection on teaching practice.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.