Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Santos, Leandro Augusto dos | - |
Autor(es): dc.creator | Antunes, Leandra Batista | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:05:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:05:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14765 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002219 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho objetivou verificar o papel da prosódia na construção social da voz de mulheres transgênero. Para tanto, escolhemos trabalhar com trechos de vídeos de 6 youtubers famosos: 2 homens cisgênero (Christian Figueiredo e PC Siqueira), 2 mulheres cisgênero (Kéfera Buchmann e Niina Secrets) e 2 mulheres transgênero (Mandy Candy e Thiessa). Com as análises acústicas, pudemos perceber que a voz das mulheres trans aqui analisadas possuem características mais próximas das vozes femininas do que das masculinas, o que comprova nossa hipótese de que pessoas que passaram pelo processo de transição de gênero teriam que moldar sua frequência fundamental para uma construção social de suas vozes (BARROS FILHO, 2005). Pudemos perceber que as mulheres dos dois grupos apresentaram valores de f0 mais elevados que os homens. Características ligadas à duração e à intensidade não foram relevantes para diferenciar os gêneros estudados. Um teste simples de percepção mostrou que as mulheres trans possuem passabilidade no que se refere a suas vozes. Pudemos concluir, pelos dados analisados, que as categorias prosódicas de traços masculinos ou femininos não são lineares e ou binárias como quer categorizar nossa sociedade heteronormativa, ainda que haja diferenças fisiológicas nos tratos vocálicos de cada sexo/gênero. | - |
Descrição: dc.description | Abstract This study aims to investigate the role of prosody in the social construction of the voice in transgender women. To do so, we’ve chosen to work with extracts of videos in the following Youtube channels: Christian Figueiredo and PC Siqueira (cisgender men), Kéfera Buchmann and Niina Secrets (cisgender women), and Mandy Candy and Thiessa (transgender women). Our acoustic analysis showed that the trans group prosodic characteristics are more feminine than masculine, which bases our previous hypothesis that transgendered women tend to model their voices to acquire a higher range of fundamental frequency (f0), so that their voices match their social construction that they wish for (BARROS FILHO, 2005). We observed that the fundamental frequency values and the pitch range of the trans and cisgender women group were higher than cis men. Prosodic characteristics related to duration and intensity were not relevant to differentiate the speech of the three genders studied here. A perception test showed that the trans women we studied have a feminine passability. This study showed that categories of femininity and masculinity are not as linear as we’d supposed because of a mere difference in physiology of a subject’s vocal tract. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Caletroscópio permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1259>. Acesso em: 28 fev. 2020. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transgênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Construção social da voz | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise crítica do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transgender | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social construction of the voice | - |
Título: dc.title | A construção social da voz na performatividade do gênero : uma análise prosódica no falar transgênero feminino. | - |
Título: dc.title | The social construction of the voice in gender performativity : a prosodic analysis in female transgender speech. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: