
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Tonidandel, Danny Augusto Vieira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:05:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:05:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9142 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n2p399 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002217 | - |
| Descrição: dc.description | Em 2003, o matemático Americano Alex Kasman (2003) escreveu um belo conto de “ficção matemática” intitulado “Unreasonable Effectiveness”, uma das várias respostas existentes ao clássico artigo de Wigner (1960) “The unreasonable effectiveness of mathematics in the natural sciences”. Na versão de Kasman, uma pesquisadora acaba, acidentalmente, descobrindo a resposta para a questão de como uma nova teoria encontra, em algum momento, uma utilidade prática na ciência. Isto é, como resultados abstratos, construídos sem quaisquer alicerces no “mundo real”, acabam se tornando tão úteis, mesmo em áreas completamente diversas? Neste artigo é proposta uma tradução comentada deste delicioso ensaio, tanto como proposta não convencional de experiência didática quanto uma reflexão sobre os rumos do desenvolvimento científico, propiciados pela Matemática e Física. Como objetivo secundário, procura-se trabalhar a motivação do estudante na busca por soluções não triviais para problemas científicos e filosóficos. | - |
| Descrição: dc.description | In 2003, the American mathematician Alex Kasman (2003) wrote a beautiful tale of “mathematical fiction” called “Unreasonable Effectiveness”, one of the several responses to Wigner’s classic paper “The unreasonable effectiveness of mathematics in the natural sciences” (WIGNER, 1960). In Kasman’s version, a researcher ends up, accidentally, discovering the answer to the question of how a new theory finds, at some point, a practical use in science. That is, how can abstract results, built without any foundation in “real world”, become so useful, even in completely diverse areas? This paper proposes a commented translation of this delightful essay, both as unconventional proposal of teaching experience and a reflection on the courses of scientific development, afforded by Mathematics and Physics. As a secondary objective, it aims to increase student’s motivation in the search for non trivial solutions to scientific and philosophical problems. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados no periódico Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF), estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF) <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/about>. Acesso em: 19 fev. 2020. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física e matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Filosofia da ciência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pensamento criativo | - |
| Título: dc.title | Eficácia sem razão [da matemática]. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: