Eficácia sem razão [da matemática].

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorTonidandel, Danny Augusto Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:05:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:05:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-14-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-14-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9142-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n2p399-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002217-
Descrição: dc.descriptionEm 2003, o matemático Americano Alex Kasman (2003) escreveu um belo conto de “ficção matemática” intitulado “Unreasonable Effectiveness”, uma das várias respostas existentes ao clássico artigo de Wigner (1960) “The unreasonable effectiveness of mathematics in the natural sciences”. Na versão de Kasman, uma pesquisadora acaba, acidentalmente, descobrindo a resposta para a questão de como uma nova teoria encontra, em algum momento, uma utilidade prática na ciência. Isto é, como resultados abstratos, construídos sem quaisquer alicerces no “mundo real”, acabam se tornando tão úteis, mesmo em áreas completamente diversas? Neste artigo é proposta uma tradução comentada deste delicioso ensaio, tanto como proposta não convencional de experiência didática quanto uma reflexão sobre os rumos do desenvolvimento científico, propiciados pela Matemática e Física. Como objetivo secundário, procura-se trabalhar a motivação do estudante na busca por soluções não triviais para problemas científicos e filosóficos.-
Descrição: dc.descriptionIn 2003, the American mathematician Alex Kasman (2003) wrote a beautiful tale of “mathematical fiction” called “Unreasonable Effectiveness”, one of the several responses to Wigner’s classic paper “The unreasonable effectiveness of mathematics in the natural sciences” (WIGNER, 1960). In Kasman’s version, a researcher ends up, accidentally, discovering the answer to the question of how a new theory finds, at some point, a practical use in science. That is, how can abstract results, built without any foundation in “real world”, become so useful, even in completely diverse areas? This paper proposes a commented translation of this delightful essay, both as unconventional proposal of teaching experience and a reflection on the courses of scientific development, afforded by Mathematics and Physics. As a secondary objective, it aims to increase student’s motivation in the search for non trivial solutions to scientific and philosophical problems.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs trabalhos publicados no periódico Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF), estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF) <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/about>. Acesso em: 19 fev. 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física e matemática-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia da ciência-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento criativo-
Título: dc.titleEficácia sem razão [da matemática].-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.