Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Paula, Kelly Tasso de | - |
Autor(es): dc.creator | Dutta, Nikita S. | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Juliana Mara Pinto de | - |
Autor(es): dc.creator | Nolasco, Lucas Konaka | - |
Autor(es): dc.creator | Andrade, Marcelo Barbosa de | - |
Autor(es): dc.creator | Arnold, Craig B. | - |
Autor(es): dc.creator | Mendonça, Cleber Renato | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:05:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:05:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19389 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0169433224001636 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1016/j.apsusc.2024.159449 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002203 | - |
Descrição: dc.description | Laser surface structuring has emerged as a versatile technology for precise and localized material processing. When dealing with femtosecond lasers, thermal effects and collateral damage are reduced due to nonlinear light-matter interaction, improving the processing. This study explores the fabrication of microstructures using femtosecond pulses on thin films of chalcogenide glasses, which can be used for photonics applications, such as waveguides, fiber lasers, and photonic crystals. Moreover, the photoinduced changes in chalcogenide glasses have opened up new possibilities in optoelectronics, data storage, and other applications. Femtosecond laser machining of amorphous thin films of As2S3 and As2Se3 using femtosecond laser pulses is investigated through various microscopy techniques and spectroscopy tools, focusing on the impact of incubation effects and controlled photo-oxidation. This research contributes to a deeper understanding of the interaction of ultrafast pulses with chalcogenide glasses, promoting further advancements in photonics and optoelectronic applications. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Título: dc.title | Femtosecond laser induced damage threshold incubation and oxidation in AS2S3 and AS2Se3 thin films. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: