Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Figueiredo, Adriana Maria de | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Álisson Oliveira dos | - |
Autor(es): dc.creator | Reis, Gustavo Valadares Labanca | - |
Autor(es): dc.creator | Tavares, Wellington | - |
Autor(es): dc.creator | Paula, Helton Cristian de | - |
Autor(es): dc.creator | Savassi, Leonardo Cançado Monteiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:05:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:05:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20248 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002197 | - |
Descrição: dc.description | A experiência recente de produção de cursos da representação da Universidade Federal de Ouro Preto junto à Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde combina o ensino-aprendizagem significativo e integrado às demandas de formação e cuidado em saúde com a elaboração de material instrucional baseado em simulações. A experiência na produção desses cursos para profissionais do Sistema Único de Saúde inova com seu formato desafiador que instiga o participante a mobilizar o conhecimento, na medida em que as situações são apresentadas e os conteúdos trabalhados de forma contextualizada. O modelo transpõe as metodologias ativas para a formação autoinstrucional em saúde. Ao mesmo tempo, permite uma visão integrada das questões contextuais com as clínico-assistenciais, em um processo de autoinstrução contínuo e adaptativo, no qual o aprendizado autônomo é valorizado. As simulações expressam o cotidiano, a interação entre a formação em saúde e as demandas dos sistemas e do processo de trabalho em saúde. Dessa forma, o participante tem a oportunidade de interagir diretamente com elementos muito próximos à sua prática e, portanto, significativos. Este capítulo descreve os desafios na construção de cursos sob estas premissas. | - |
Descrição: dc.description | The recent experience in the creation of courses at the Federal University of Ouro Preto representation within the Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde combines meaningful teaching and learning integrated with training and healthcare demands and the elaboration of instructional material based on simulations. The experience in the production of courses for the National Public Health workers innovates becouse it has a challenging format that instigates the participants to mobilize the knowledge, as ong as the situations are presented and the contents are worked in a contextualized way. The model applies active methodologies to self-instructional training in healthcare. At the same time, it allows an integrated view of contextual and clinical care issues, in a continuous, adaptive self-instruction process in which autonomous learning is valued. The simulations express the daily life, the interaction between healthcare training and the demands of the systems and the work process in healthcare. In this way, participants have the opportunity to interact directly close and meaningful elements to their practice. This chapter describes the challenges in designing courses under such premises. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | UFCSPA | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou para qualquer fim comercial. A responsabilidade pelos direitos autorais dos textos e imagens desta obra é da UNA-SUS/UFMA. Fonte: PDF do livro. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizado ativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autoinstrução | - |
Título: dc.title | Aplicação de metodologias ativas na construção de curso autoinstrucionais a distância pela UNA-SUS/UFOP em interface com as transformações recentes na formação e no cuidado em saúde. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: