
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Abreu, Marcelo Santos de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Abreu, Marcelo Santos de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lehmkuhl, Luciene | - |
| Autor(es): dc.contributor | Castro, Isis Pimentel de | - |
| Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Paula de Souza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:05:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:05:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15118 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002183 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | A presente dissertação tem como objetivo analisar a trajetória da pintora, desenhista e professora brasileira Georgina de Albuquerque. Compreende-se enquanto recorte temporal o período de sua formação e atuação no campo artístico, de 1903 a 1962, bem como uma análise de aspectos relacionados ao seu legado, visto que a artista ocuparia cargos institucionais de grande relevância e realizou importantes mudanças no cenário artístico de sua época, refletindo, ainda, na contemporaneidade. Em sua trajetória, Georgina se revela uma artista plural, tendo participações importantes em meio à movimentação artística dentro e fora do âmbito institucional no Brasil. Buscamos apresentar, para além das circunstâncias e possibilidades da atuação em ateliês e exposições, perspectivas diferentes no que tange às formas de participação das mulheres no campo artístico, tais como a participação em concursos culturais, pesquisas e trabalhos editoriais. O trabalho também abarca considerações a respeito do panorama encontrado pelas artistas no Brasil nos séculos XIX e XX, ao analisar suas formas de atuação e obras. Buscaremos trazer contribuições acerca da História da Arte brasileira quando vista sob a perspectiva de gênero, o que significa também propor novas chaves de leitura possíveis para tal discussão, uma vez que foram identificadas semelhanças e diferenças notáveis nas formas de atuação das artistas, revelando-se uma ampla trama de trajetórias que ajudariam a abrir caminhos para as mulheres que desejassem seguir carreira artística posteriormente. Considerando-se as particularidades de cada trajetória aqui estudada, os resultados da pesquisa apresentam a variedade de possibilidades para o exercício desta atuação, bem como apontam novos questionamentos possíveis para o estudo das trajetórias de mulheres artistas para além da produção e exibição de obras, através da análise das relações entre as dimensões individuais e coletivas do estudo de trajetórias. | - |
| Descrição: dc.description | This dissertation aims to analyze the trajectory of the Brazilian painter, draughtsman, and teacher Georgina de Albuquerque. The period of her formation and performance in the artistic field, from 1903 to 1962, is understood as a temporal cut, as well as an analysis of aspects related to her legacy, since the artist would occupy very relevant institutional positions and made important changes in the artistic scene of her time, reflecting, even today. In her trajectory, Georgina reveals herself as a plural artist, having an essential participation in the artistic movement inside and outside the institutional scope in Brazil. We seek to present, beyond the circumstances and possibilities of acting in studios and exhibitions, different perspectives regarding the forms of participation of women in the artistic field, such as participation in cultural contests, research, and editorial work. The work also includes considerations about the panorama found by artists in Brazil in the 19th and 20th centuries, by analyzing their performance and work. We seek to bring contributions to the History of Brazilian Art when seen from the gender perspective, which also means proposing new possible reading keys for such a discussion. In our research, remarkable similarities and differences were identified in the ways of acting of the artists, revealing themselves a wide web of trajectories that would help to open paths for women who wished to pursue an artistic career later on. Considering the particularities of each trajectory studied here, the results of the research present a variety of possibilities for the exercise of this performance, as well as point out new possible questions for the study of the trajectories of women artists beyond the production and exhibition of works, through the analysis of the relationships between the individual and collective dimensions of the study of trajectories. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 11/05/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pintura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Impressionismo - arte | - |
| Título: dc.title | Trilhas e travessias : a trajetória de Georgina de Albuquerque e a atuação das artistas no Brasil nos séculos XIX e XX. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: