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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lima, Eloisa Helena de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lima, Eloisa Helena de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Marina Castro de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Moebus, Ricardo Luiz Narciso | - |
| Autor(es): dc.creator | Rangel, Dayana Homez | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:05:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:05:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18960 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1002169 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família. Departamento de Medicina de Família, Saúde Mental e Coletiva, Escola de Medicina, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | Este Trabalho de Conclusão de Mestrado é fruto do Programa de Pós-graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE) e traz considerações sobre os processos de coordenação do cuidado das crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no município de Barão de Cocais/ MG. O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por comprometimento na socialização, podendo apresentar interesses e atividades restritos ou repetitivos que afeta 1 a cada 36 crianças internacionalmente. No município de Barão de Cocais/MG, após a realização de diagnóstico situacional por Estimativa Rápida Participativa identificou-se a necessidade de intervenções que melhorassem os processos de cuidado e coordenação pelos profissionais da Atenção Básica (AB) das crianças com TEA junto às famílias. Traçou-se como objetivo estimular o protagonismo dos profissionais da AB junto às famílias na coordenação do cuidado das crianças com TEA através da Educação Permanente. Utilizou-se a abordagem da pesquisa qualitativa em saúde, descrita por Minayo em interfase com a pesquisa ação, descrita por Thiollent. Os instrumentos para coleta de dados foram o grupo focal e a entrevista semiestruturada com profissionais e famílias. A seleção dos sujeitos da pesquisa se deu através de inclusão progressiva e foi interrompida pelo critério de saturação. A pesquisa foi desenvolvida entre outubro de 2022 e março de 2024, na UBS Centro. A análise de dados foi através de análise conteúdo de Bardin. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFOP. Como resultados os profissionais apontaram falta de conhecimento e habilidades necessárias para lidar com estes pacientes e suas famílias, escassez de referências teóricas, fluxos de referência e contrarreferência inadequados, ausência de ações programáticas de acompanhamento longitudinal para as crianças e suas famílias e precariedade na estrutura assistencial. As deficiências identificadas obstaculizam a coparticipação na coordenação do cuidado pelos profissionais e distanciam as famílias da AB. As famílias por sua vez identificaram os profissionais e a estrutura municipal como insuficientes para atender suas demandas, gerando perda de vínculo com as eSF. Como solução os participantes apontaram a necessidade de programas de Educação Permanente para profissionais, implementação de protocolos eficazes e fortalecimento da comunicação e apoio às famílias. Estas sugestões foram abordadas em um plano de ação que incluiu identificação dos pacientes com TEA, mudanças nos sistemas de trabalho e ações de promoção à saúde. Como produtos Técnicos e Tecnológicos foram desenvolvidos um Programa de Educação Permanente com participação popular e um material didático intitulado TEA: guia prático para profissionais da Atenção Primária à Saúde, como suporte na padronização dos atendimentos. Os produtos desta pesquisa pretendem elucidar aspectos que sirvam de orientação para as equipes da AB, contribuindo com o processo coletivo de coordenação do cuidado e estimulando seus profissionais a terem um papel mais ativo junto às famílias no acompanhamento dos pacientes com TEA. Ao mesmo tempo que disponibilizem ferramentas práticas e acessíveis, que permitam otimizar os sistemas de trabalho garantindo a intersetorialidade sem perder a referência com a AB, fortalecendo a longitudinalidade, equidade e integralidade do atendimento. | - |
| Descrição: dc.description | This Master's Completion Work is the result of the Postgraduate Program stricto sensu Professional Master's Degree in Family Health (PROFSAÚDE) and brings considerations about the processes of coordinating care for children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the municipality of Barão from Cocais/ MG. ASD is a neurodevelopmental disorder characterized by impaired socialization, which may present restricted or repetitive interests and activities that affects 1 in 36 children internationally. In the municipality of Barão de Cocais/MG, after carrying out a situational diagnosis using Participatory Rapid Estimation, the need for interventions that improved the care and coordination processes by Primary Care (PC) professionals for children with ASD with families was identified. The objective was to encourage the role of PHC professionals with families in coordinating the care of children with ASD through Continuing Education. The qualitative health research approach, described by Minayo, was used in conjunction with action research, described by Thiollent. The instruments for data collection were the focus group and semi-structured interviews with professionals and families. The selection of research subjects took place through progressive inclusion and was interrupted by the saturation criterion. The research was carried out between October 2022 and March 2024, at UBS Centro. Data analysis was through Bardin content analysis. The research was submitted and approved by the UFOP Research Ethics Committee. As a result, professionals pointed out a lack of knowledge and skills necessary to deal with these patients and their families, a lack of theoretical references, inadequate referral and counter-referral flows, an absence of programmatic longitudinal monitoring actions for children and their families, and precariousness in the care structure. The identified deficiencies hinder co- participation in the coordination of care by professionals and distance families from PC. The families, in turn, identified the professionals and the municipal structure as insufficient to meet their demands, generating a loss of ties with the eSF. As a solution, participants pointed out the need for Continuing Education programs for professionals, implementation of effective protocols and strengthening communication and support for families. These suggestions were addressed in an action plan that included identification of patients with ASD, changes in work systems and health promotion actions. As Technical and Technological products, a Continuing Education Program was developed with popular participation and teaching material entitled TEA: practical guide for Primary Health Care professionals, to support the standardization of care. The products of this research aim to elucidate aspects that serve as guidance for PC teams, contributing to the collective process of care coordination and encouraging professionals to play a more active role with families in monitoring patients with ASD. At the same time, they provide practical and accessible tools that allow optimizing work systems, guaranteeing intersectorality without losing the reference with PC, strengthening the longitudinality, equity and comprehensiveness of care. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/10/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atenção primária à saúde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Promoção da saúde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação continuada | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do Espectro do Autismo | - |
| Título: dc.title | Coordenação do cuidado de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo na Atenção Básica : pesquisa-ação sobre o protagonismo dos atores envolvidos em Barão de Cocais, Minas Gerais. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
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